“Alagoas faz bonito no Salão do Artesanato e mostra ao Brasil nossa riqueza cultural” diz secretário Julio Cezar
Governo de Alagoas reforça apoio ao setor artesanato e promove oportunidades

Alagoas voltou a brilhar no cenário nacional do artesanato com sua marcante participação na 19ª edição do Salão do Artesanato, realizado de 21 a 25 de maio, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Representando o Governo de Alagoas, o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Julio Cezar, esteve presente no evento para reforçar o apoio do Estado ao setor artesanal.
“O compromisso do governador Paulo Dantas com o setor é claro: fomentar e apoiar o artesanato como uma das expressões mais fortes da nossa identidade cultural. É com essa união que garantimos que nossos artesãos tenham visibilidade, reconhecimento e oportunidades reais de crescimento. Alagoas faz bonito no Salão do Artesanato e mostra ao Brasil nossa maior riqueza cultural”, destacou, Julio Cezar.
A feira, considerada uma das maiores do segmento no Brasil, reúne mestres artesãos, designers e criadores de todo o país. Alagoas marca presença com mais de 30 produções artesanais, representando associações, cooperativas e a Federação dos Artesãos. Municípios como Penedo, Marechal Deodoro, Feliz Deserto, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Capela, Porto de Pedras, entre outros, destacam a diversidade e a riqueza do artesanato alagoano.
Durante a visita, o secretário Julio Cezar ressaltou o papel estratégico do artesanato na valorização da cultura e identidade de Alagoas, além de seu potencial econômico. “Quando Alagoas está entre os 100 melhores do Brasil no setor artesanal, isso é reflexo de um trabalho conjunto. A SERFI está aqui, junto com o Governo do Estado, o Sebrae e outras instituições, fortalecendo esse movimento que promove nossa cultura e gera emprego e renda para quem vive do fazer manual”, afirmou.
O Estado tem se consolidado como referência no incentivo à produção artesanal por meio do programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela SERFI. Em 2024, os artesãos alagoanos comercializaram mais de R$ 500 mil durante o evento. Para 2025, a expectativa é de um crescimento mínimo de 15% nas vendas, impulsionado pelo fortalecimento da cadeia produtiva e pelo crescente interesse do público.
A presença do Estado no evento é resultado da união de esforços de diversas secretarias, como a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), comandada por Bárbara Braga; a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), sob liderança de Melina Freitas; e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), dirigida por Paula Dantas. Todas essas pastas, em articulação com a SERFI, têm garantido que o artesanato alagoano esteja presente e valorizado em eventos de grande porte.
Veja também
Últimas notícias

CSA empata com o Confiança na partida deste sábado (24) no Rei Péle

Padre José da Paróquia São Luiz Gonzaga em Arapiraca é localizado

Olhar da Gente: Hospital da Cidade realiza mutirão de cirurgias de catarata

Academia CAFC realiza workshop de capacitação em Primeiros Socorros, em Arapiraca

Câmera de videomonitoramento da SSP registra exato momento de desabamento de galpão no Jaraguá

Arapiraca: Padre responsável pela Paróquia São Luiz Gonzaga está desaparecido
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
