José Santana, dublador de Chuck Norris e 'Os Simpsons', morre aos 83 anos
Com carreira iniciada aos 15 anos, trabalhando como locutor de rádio, artista migrou para a dublagem na década de 1970

José Santana Gomes, famoso dublador de Chuck Norris e Danny Glover, morreu aos 83 anos de idade no domingo (7), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do artista, mas a causa da morte não foi divulgada. Nas redes sociais, perfis dedicados à dublagem e fãs homenagearam o veterano, que também foi a voz de personagens de Os Simpsons, como o diretor Seymour Skinner e Tony Gordo.
No Instagram, Letícia Gomes, neta de José, se despediu do avô. "Hoje enfrentei um dos dias mais difíceis da minha vida. Foram semanas duras, mas lembro que você sempre me dizia para ser forte, para não abaixar a cabeça e é assim que sempre quis me ver. Cá estou eu, vô, tentando, com o coração apertado, mas serena por saber que você viveu intensamente, aproveitou cada instante e agora descansou. Ali já não era mais você", escreveu ela.
"O que guardo comigo são os nossos momentos, as nossas lembranças e todo o amor que sempre me deu. Não é um adeus, é um até logo. Você sempre será minha maior inspiração, meu tudo, meu amor maior. Te amo além da vida, e por onde eu passar, levarei você comigo. Vá em paz, meu amor, e continue olhando por sua estrelinha aí de cima", afirmou.
Dublagens de sucesso
Com apenas 15 anos, ele começou a trabalhar na Rádio Agulhas Negras, em Resende (RJ), como locutor esportivo, locutor de corrida de cavalos e radioator. De década de 1960, passou pelas Rádio Relógio, Rádio Eldorado e Rádio Guanabara. Já no início dos anos 1970, integrou o time da Rádio Nacional, além de participar da atrações da TV Tupi do Rio de Janeiro.
José começou na dublagem em 1972. Quatro anos depois, se tornou diretor de dublagem na Herbert Richers e, posteriormente, na Telecine, ocupando a função até o começo dos anos 2000. Ele foi a voz de Brian Cox, como Logan Roy, em Succession (2018-2023), e também dublou o personagem Hector Elizondo em Um Tira da Pesada (1984).
Na televisão, fez Willie Tanner, o pai em ALF, o ETeimoso, e Doc, em Todo Mundo Odeia o Chris. Outro sucesso foi a voz de Tio Machete (Danny Trejo) na franquia Pequenos Espiões. Além de filmes, séries, animações e animes, ele emprestou a voz para dublagens de games e novelas mexicanas. Entre os dramas latinos que dublou, estão Privilégio de Amar, A Intrusa, A Desalmada, Contigo Sim e Paixões de Gavilanes, exibidas pelo SBT.

Veja também
Últimas notícias

PM cumpre mandado judicial e efetua prisões por tráfico de drogas no Litoral Sul

Projeto ‘Meu Destino + Sustentável’ da Costa dos Corais ganha prêmio nacional

Polícia Civil prende suspeito de mais de 30 arrombamentos em Marechal Deodoro

Alexandre de Moraes diz que 8 de janeiro não foi "domingo no parque"

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa

Ministério Público de AL reconhece trajetória da ministra Marluce Caldas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
