MP denuncia seis PMs por tortura em caso que resultou em morte em Santana do Ipanema
Laudo do IML aponta asfixia causada por lesões no pescoço e no tórax durante ação policial
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) denunciou seis policiais militares pelo crime de tortura, em um caso que resultou na morte de Rogério Almir dos Santos Silva, ocorrida no dia 9 de julho de 2025, no município de Santana do Ipanema, no Sertão do estado.
Segundo a denúncia, os fatos ocorreram durante uma ação da guarnição COPES/CAATINGA em uma residência. Além de Rogério Almir, outro homem que estava no local também teria sido submetido a agressões por parte dos policiais.
O MPAL solicitou ainda o afastamento imediato dos seis das atividades operacionais nas ruas, como forma de garantir a ordem pública enquanto o processo tramita.
De acordo com a versão apresentada pelos policiais, a vítima teria passado mal e caído de uma calçada. Rogério Almir chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu.
No entanto, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou uma causa distinta para a morte. Conforme o documento, Rogério morreu por asfixia após aspirar o próprio sangue, proveniente de lesões internas provocadas por traumas no pescoço e no tórax. A perícia concluiu que as lesões são compatíveis com prática de tortura.
Durante a análise do local, peritos também encontraram manchas de sangue humano no piso da cozinha do imóvel, que apresentava sinais de arrombamento e desorganização.
Ainda segundo o MPAL, a ação policial teria como objetivo obter informações relacionadas ao tráfico de drogas. No imóvel, foram apreendidas 200 pedras de crack e uma nota de R$ 20. Outras duas pessoas relataram ter sofrido agressões durante a ocorrência.
Dois policiais que atuavam como motoristas das viaturas não foram incluídos na denúncia, já que não entraram na residência e não há indícios de participação direta nos crimes. Um outro homem citado inicialmente também não foi considerado vítima por falta de provas.
Últimas notícias
Mulher morre baleada durante abordagem policial em grota de Maceió
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
