Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Em Arapiraca 20 escolas estão sem aulas e seis interditadas

Câmara teve uma das sessões mais agitadas do ano

19/04/2017 20h08
Em Arapiraca 20 escolas estão sem aulas e seis interditadas

Em Arapiraca, seis escolas da rede municipal de ensino estão interditadas e nada mais que 20 ainda não começaram o ano letivo. Esses são os números revelados pelo Conselho Municipal de Educação e o Sinteal aos vereadores de Arapiraca em uma reunião realizada na última terça-feira com relação à situação preocupante da educação no município nestes primeiros meses da gestão do prefeito e educador Rogério Teófilo (PSDB).

Segundo o vereador Rogério Nezinho (PMDB), as unidades em Tempo Integral, uma das maiores conquistas da população mais carentes de Arapiraca e referência para Alagoas, não têm sequer previsão de iniciar as aulas, demonstrando assim a situação caótica da atual administração. Para o parlamentar, este é o inicio da destruição de todas as conquistas já realizadas na área da educação na terra de Manoel André.

Rogério Nezinho disse que ficou mais preocupado ainda ao ouvir as afirmações dos membros da comissão. Eles disseram que no Sítio Carrasco tem ônibus que está fazendo o transporte escolar de crianças, com 100 alunos, colocando em risco a vida dos alunos por excesso de passageiros. 

O vereador concluiu o seu pronunciamento indagando se era preciso esperar que aconteça algum acidente grave para poder tomar uma posição.

As críticas seguiram, desta vez com o vereador Fabiano Leão (PMDB), ao cobrar mais uma vez da secretária municipal de Educação, Mônica Pessoa, o envio para a Câmara Municipal de Arapiraca da lista com os nomes dos 682 aprovados no Processo Seletivo (PSS), pedida há quase quinze dias pelos 17 vereadores.
Fabiano Leão lembrou que terça-feira (18), a administração municipal já havia anunciado a sexta chamadado PSS, numa demonstração de que a forma escolhida para o processo seletivo foi totalmente equivocada. 

Risco no transporte

Segundo Edvanio do Zé Baixinho, as informações passadas pelos profissionais da educação, deixaram estarrecidos os vereadores que participaram do encontro. O vereador citou a existência de um ônibus que transporta cerca de 100 alunos e o cuidador, por não poder seguir no ônibus até o local destinado, porque mora distante e o coletivo não teria como retornar para deixá-lo depois de entregar o último aluno, ele é obrigado a seguir atrás em sua própria moto, como se fosse um “batedor”, ou desse escolta ao veículo.

O vereador Edvanio do Zé Baixinho, também fez uso da palavra e disse que ficou mais estarrecido ainda, ao saber que a esta altura, não haja um planejamento por parte da secretaria municipal de Educação, quanto ao início das aulas.

Outro assunto abordado pela presidente da Câmara Municipal de Arapiraca foi com relação ao PSS, sobre o pedido da lista dos 682 aprovados, e que deve acontecer até a última chamada dos aprovados, o que deve ser feito dentro de uns quinze dias.

A presidente da Câmara, Graça Lisboa (PDT) garantiu que a Câmara Municipal de Arapiraca  está atenta a tudo o que acontece nesse Processo Seletivo e que o Poder Legislativo não vai se omitir em momento algum para dar esclarecimentos a sociedade.

Incompetência

Já o vereador Moises Machado foi mais contundente e classificou a secretária Monica Pessoa como incompetente para dirigir o PSS. Moisés Machado disse, ainda, que as críticas feitas à administração municipal não são proferidas por pessoas consideradas de oposição, mas de pessoas do próprio grupo do prefeito Rogério Teófilo, que estão insatisfeitas com esta situação.

Ele concluiu afirmando que este ano será o ano da avaliação do Ideb e tem receio que Arapiraca fique abaixo da nota. "O que é mais grave ainda é o fato de que Rogério Teófilo, na qualidade de educador, em seu primeiro ano de sua gestão, permita que Arapiraca tenha uma queda em seu Ideb", disse. 

O vereador Melquisedec, ao falar sobre a reunião com os membros do Sinteal e do Fundeb, disse que a atual situação da educação em Arapiraca vai entrar para história das más administrações, Ele disse esperar que toda esta questão do PSS seja resolvida o mais rápido possível.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos