Politicando
Feira Grande, Lagoa da Canoa e o baralho familiar
Baralho familiar... Esse é o dilema enfrentado pelo prefeito de Feira Grande, Flávio do Chico da Granja (PSDB). Entenda... Seu irmão Fabinho Lira, ex-prefeito da cidade, deve se candidatar a deputado estadual. Naturalmente, Fabinho é líder político do município e detentor dos votos da região. O adversário dos irmãos é o ex-prefeito Veridiano Lira que por sua vez é irmão do deputado Jairzinho Lira (PMDB). Já Jairzinho é casado com Fabiana, irmã de Flávio e Fabinho.
Após toda essa confusão já existente, o baralho pode ficar mais confuso ainda. Com recentes andamentos nos processos que o deputado Jairzinho enfrenta ainda da época que foi prefeito em Lagoa da Canoa, unido ao mortífero PMDB estadual que detém 12 parlamentares estaduais e caminha pra ser a coligação intitulada de 'Chapão da Morte', Jairzinho anda buscando uma alternativa mais viável e barata.
E a ideal seria lançar Fabiana, sua esposa, à vaga na Assembleia Legislativa. Em outro partido, Fabiana teria melhores condições de disputar a vaga que hoje é do marido e ainda estaria selando a paz entre sua família e a de seu marido.
Resta ao prefeito Flávio escolher entre o irmão que conduziu sua eleição ou a irmã que é cunhada do ex-prefeito que liderava o grupo adversário na eleição do ano passado em Feira Grande. Optar por Fabiana daria a Flavio uma reeleição mais tranquila em 2020.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Homem sofre tentativa de homicídio no Bosque das Arapiracas, em Arapiraca
Operação Batista: Polícia Militar cumpre mandados de busca e apreensão em Penedo
Veículo pega fogo e mobiliza bombeiros na Avenida Ceci Cunha em Arapiraca
Criança vê idoso comendo sozinho e decide agir; gesto comove a web
Mulher desaparecida há mais de 30 anos é encontrada viva nos EUA
