Bastidores
Taquarana faz contrato milionário para prestar serviço em vez de convocar aprovados em concurso
Enquanto aprovados em concurso público aguardam serem convocados para a prefeitura de Taquarana, o município celebra contrato milionário para a prestação de serviços que poderiam ser executados pelos concursados.
Em 17 maio, o prefeito Geraldo Cícero celebrou contrato com a empresa Base Construções, no valor de R$ 2,5 milhões para serviços de manutenção predial e de iluminação pública, conforme publicado no dia 04 de junho no Diário Oficial dos Municípios. O contrato tem validade de 12 meses e inclui fornecimento de peças, equipamentos, materiais e mão de obra.
A lisura do contrato é colocada em xeque até mesmo por pessoas ligadas à prefeitura: "não tem lógica gastar milhões em vez de chamar um concursado para executar o serviço e e comprar, por conta própria, os equipamentos e peças necessários", declarou uma fonte ouvida pelo 7Segundos.


Atualmente a prefeitura conta com apenas um eletricista efetivo e quatro contratados para fazer a manutenção da iluminação pública. Em 2019, a prefeitura de Taquarana abriu apenas mais uma vaga para eletricista no concurso realizado naquele ano. Foram efetuadas três chamadas, a última delas em dezembro do ano passado, ainda na gestão anterior. Os três primeiros colocados não compareceram para tomar posse. O prefeito Geraldo Cícero não fez mais nenhuma convocação de aprovados - nem mesmo para outras vagas - e há informações de que ele não pretende renovar a validade do concurso, que abriria a possibilidade de novas convocações até 2023.
O quarto colocado no concurso para eletricista, Emanuel da Silva Santos, que seria o próximo a ser convocado para a vaga na prefeitura de Taquarana não foi encontrado. Entretanto, é direito dele e dos demais aprovados no concurso requerer a convocação. Além disso, mesmo que o concursado seja efetivado nas funções e sejam mantidos os contratados, ainda assim o custo para os cofres públicos seria muito inferior a terceirização dos serviços.
E de acordo com fontes internas da prefeitura, Geraldo Cícero estaria recebendo vários pedidos para a convocação de concursados em outras áreas do município e a resposta sempre é "não", junto com a desculpa que "a prefeitura está inchada", apesar de o município contar com vários trabalhadores contratados.
A reportagem fez contato com a assessoria da prefeitura de Taquarana e solicitou um posicionamento por meio de nota, mas até o fechamento da matéria, nenhuma resposta foi encaminhada.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de furtar farmácia no bairro Pajuçara em Maceió
Homem é encontrado morto no quintal de casa no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem de 26 anos fica ferido após queda de cerca de sete metros em Maceió
Panelas esquecidas no fogo provocam princípio de incêndio em apartamento
Homem é ferido com golpe de arma branca no pescoço em Coruripe
