Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

LIBERTADORES: Palmeiras e Flamengo na final, será o auge de uma recente e atual hegemonia

Pelas semifinais da competição, o Flamengo repetiu o resultado do primeiro jogo (2x0) e eliminou o Barcelona-EQU. Já o Palmeiras, eliminou o Atlético-MG, com dois empates: 0x0 e 1x1, respectivamente

30/09/2021 06h06 - Atualizado em 30/09/2021 08h08
LIBERTADORES: Palmeiras e Flamengo na final, será o auge de uma recente e atual hegemonia

He.ge.mo.nia.a: substantivo feminino; supremacia, poder que algo ou alguém em relação aos demais.

Há três anos ou pouco mais que isso, usei este mesmo termo para comentar e escrever sobre este mesmo assunto. Talvez uma "bola cantada". Ou apenas uma situação iminente.

Palmeiras e Flamengo vêm despontando no futebol brasileiro em vários aspectos - especialmente em conquistas e títulos. No entanto, antes de todos os triunfos existiu vários trunfos.

Os dois gigantes pensaram a longo prazo. Se reestruturaram, controlaram suas respectivas situações financeiras (cada um a seu modo), investiram na base, melhoraram suas estruturas, infraestruturas e condições de trabalho.

Primeiro fortaleceram o clube. A instituição. O patrimônio. Com conceitos e aspectos essenciais no futebol. O que gera visibilidade, recursos, times competitivos e atração.

O Palmeiras, desde 2015, conquistou um Paulistão, dois Campeonatos Brasileiros, duas Copas do Brasil e uma Libertadores. Já o Flamengo, nos últimos três anos (desde 2019), venceu três Cariocas, dois Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.

Além disso, quando não conquistaram os títulos, estavam na briga por eles. O time paulista com mais longevidade no "topo", notoriamente.

Na atual Libertadores, nos 12 jogos até aqui, o Flamengo chega invicto à final, com nove vitórias e três empates. Já o Palmeiras tem oito vitórias, três empates e uma derrota. O rubro-negro marcou 32 gol e sofreu 16. Já o alviverde, marcou 27 e sofreu nove.

Outra curiosidade: nas últimas cinco finais da Libertadores, eles estiveram/estarão por duas vezes cada. O Flamengo em 2019 e 2021; o Palmeiras de forma consecutiva, em 2020 e 2021.

Existe sem sombra de dúvidas um domínio. Entre números, estatísticas e, sobretudo, conquistas. Entretanto, são times com características atuais totalmente diferentes.

O Flamengo continua sendo, na minha opinião, o melhor time do Brasil - se não até da América do Sul. É o que melhor joga futebol. Especialmente em termos técnicos. É um time extremamente entrosado, agressivo, letal e poderoso ofensivamente. Além de ter a individualidade que decide jogos. Justamente por ter um elenco altamente qualificado.

No entanto, da mesma forma que é contundente no setor de criação e ofensivo, torna-se instável e vulnerável defensivamente. Muito pelo desequilíbrio tático.

Já o Palmeiras é um time mais tático e que preza muito pela organização. É um time que não precisa ter a bola por muito tempo para chegar ao gol adversário pela sua verticalidade e sua transição ofensiva. Tem linhas ajustadas, o que potencializa sua solidez e consistência defensiva.

Contudo, tem algumas dificuldades na parte de construção e criação de jogadas. Especialmente se o adversário tiver uma marcação mais adiantada, com linhas altas. O que implica na falta de repertório para sair da marcação e o abuso das bolas longas.

Será uma final, certamente, cheia de emoções. Até porque em jogo único, tudo pode acontecer. Mesmo que existam conceitos e princípios diferentes. Na estratégia, nos detalhes, no improviso. No bom futebol.

Contudo, uma coisa é certa: veremos o auge de uma hegemonia sendo posto. Isto é fato. 

Arquivos