Bastidores
Rodrigo Cunha não apoia PEC aprovada por Arthur Lira na Câmara
Senador alagoano busca, junto a outros parlamentares, proposta alternativa a texto aprovado por deputados

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) declarou ao blog Bastidores que não vai apoiar a PEC 23/2021, conhecida como a PEC dos precatórios, da forma como ela foi aprovada na Câmara dos Deputados. A proposta foi apresentada no início desta semana à casa, que começou as articulações em torno da sua aprovação.
Apesar de ser contra a PEC, Cunha disse ser favorável ao Auxílio Brasil. “Sou favorável a programas sociais como o auxílio Brasil, que é indispensável para fazer com que muitos brasileiros vivam com o mínimo de dignidade”, afirmou. O senador ressaltou que da forma como foi aprovada na câmara, “a PEC que chegou ao Senado não contará com meu apoio”.
Rodrigo, assim como boa parte dos senadores, é favorável a um modelo de assistência aos mais necessitados que não mexa no teto de gastos. “Temos que buscar uma solução em que seja possível equacionar políticas de auxílio e distribuição de renda sem colocar em risco o equilíbrio fiscal”, afirmou.
Um conjunto de senadores discute uma proposta alternativa à que foi aprovada com aperto na câmara, que garanta o benefício social para as famílias em situação de vulnerabilidade, mas que não exija um malabarismo fiscal nem o calote no pagamento dos precatórios - dívidas judiciais do poder público sem nova possibilidade de recurso e que precisam ser pagas e são previstas no orçamento da União.
Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), José Aníbal (PSDB-SP) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) elaboraram na quarta-feira (17), uma emenda com texto alternativo à PEC. O substitutivo foi entregue ao líder do governo na casa legislativa, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que também é relator da proposta.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento
