Bastidores
TRE cassa cinco vereadores do PROS em Jaramataia - mas só existem quatro suplentes
Decisão da corte eleitoral ocorreu por fraude à cota de gênero

Em sessão realizada nesta segunda-feira (10), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas cassou os mandatos dos cinco vereadores eleitos pelo PROS (que atualmente fundiu-se ao Solidariedade) nas eleições de 2020 na cidade de Jaramataia, no sertão alagoano.
Os desembargadores confirmaram decisão anterior adotada pelo juízo da 44ª zona eleitoral do município, que identificou fraude à cota de gênero na chapa do partido, levando à anulação da chapa como um todo e posterior cassação dos diplomas de todos os vereadores e suplentes eleitos.
Dos nove vereadores eleitos em 2020, cinco perderam os mandatos: Cícero Pedro, o mais votado da eleição com 335 votos; Caio de Vavá (296 votos), Edielma Moura (271 votos), Nilson do Josa (265 votos) e Vanda (228 votos).
Segundo entendimento do TRE, ficou comprovado que a candidata Natálya Campos de Farias teve seu nome colocado apenas para atender ao critério da cota de gênero. Ela não obteve nenhum voto, nem houve nenhuma movimentação bancária na conta, tampouco algum ato de campanha foi registrado.
Como a cidade registrou apenas duas chapas para o pleito eleitoral de 2020, e toda a chapa do PROS foi considerada nula, o legislativo local terá neste restante de mandato apenas vereadores do PSB, o outro partido concorrente naquele ano.
A situação causa um novo problema para a justiça eleitoral resolver, já que existem apenas quatro suplentes do PSB, para as cinco vagas abertas com a cassação da chapa do PROS. A quarta e última colocada da legenda no pleito, Geane da Saúde, obteve apenas 27 votos.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Alagoas e estados vizinhos se reúnem em Penedo para discutir políticas públicas para as mulheres

UBS Vila Maria passa a funcionar em novo endereço em Palmeira dos Índios

Prefeita Luísa Júlia acompanha andamento de obras da extensão da Uneal e da primeira Creche Cria de Palmeira dos Índios

Prefeitura de Penedo realiza nova vistoria técnica para investigar solo de residência que está aquecendo

Famílias dos bairros Xucurus e José Maia Costa recebem acolhimento com “Sopão Comunitário”
