Bastidores

Bastidores

Bastidores

Daniel Barbosa contrariou PP na Câmara e votou contra a PEC da blindagem

Posição lhe rendeu dor de cabeça na bancada da sigla, mas hoje é símbolo de seu mandato

30/09/2026 17h05 - Atualizado em 30/09/2026 19h07
Daniel Barbosa contrariou PP na Câmara e votou contra a PEC da blindagem

Foi de Daniel Barbosa a posição mais corajosa de um parlamentar alagoano iniciante - a de rejeitar a famigerada PEC da blindagem, que tramitou no congresso há cerca de um ano.

Para relembrar: na surdina, deputados e senadores tentaram aprovar uma lei que na prática inviabilizava qualquer investigação e prisão de parlamentares. A aberração chegou a passar na Câmara, mas foi enterrada no Senado - não sem antes ser dizimada opinião pública.

E porque a posição do deputado foi tão importante? Além de ser um parlamentar de primeiro mandato, Barbosa ousou votar contra uma orientação da sua bancada - sendo um dos poucos que se levantou contra a medida.

O voto de Daniel causou rusgas na relação entre ele e o PP - depois dirimidas com o tempo - mas em paralelo imprimiu no currículo do deputado uma marca positiva: a de votar em consonância com o que pensa o povo brasileiro, o que nem sempre acontece no parlamento.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos