
Faleceu neste domingo (31), aos 97 anos, o professor Moacir Teófilo, pai do ex-prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo. Reconhecido como um dos maiores símbolos da Educação no Agreste alagoano, ele também foi protagonista do desenvolvimento social e institucional de Arapiraca, cidade com a qual construiu uma trajetória de pioneirismo, dedicação e conquistas.
Natural da Fazenda Brejo, em Limoeiro de Anadia, Moacir iniciou sua formação na área jurídica e na docência ainda jovem. Em 1950, realizou um grande sonho: inaugurou o prédio do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, instituição que se tornou referência no interior de Alagoas pelo ensino de qualidade, disciplina e compromisso com a formação dos estudantes.

Professor Moacir no Colégio Bom Conselho - Foto: Arquivo
Contribuição educacional e institucional
O espírito empreendedor de Moacir Teófilo o levou a participar da criação de importantes instituições. Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de ter implantado, no Colégio Bom Conselho, cursos de Direito e Análise de Sistemas em parceria com o Cesmac.Na esfera pública, assumiu duas vezes a Secretaria de Educação de Alagoas, nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares, deixando sua marca de competência e compromisso com a área educacional.
Ao mesmo tempo, também exerceu a advocacia, sendo conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas por 12 anos.
Pioneirismo e empreendedorismo em Arapiraca
Além da Educação, o professor Moacir contribuiu com o progresso da cidade em outras frentes. Foi sócio-fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club de Arapiraca. Também presidiu a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) na década de 1980.
Seu trabalho e dedicação renderam diversas homenagens
A postura ética, o equilíbrio em suas palavras e a sensatez de suas ações são marcas indeléveis desse mito da educação em Alagoas. O reconhecimento pelo trabalho já foi demonstrado em mais de 20 premiações, dentre elas, o prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente pela Câmara Federal, a três personalidades nacionais que se destacaram pelos trabalho desenvolvido na educação. José Moacir Teófilo recebeu esse prêmio em 2013, orgulhando não apenas Arapiraca, mas todo o Estado de Alagoas.
Título de Cidadão de Arapiraca;
Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca;
Personalidade do Rotary Club de Arapiraca;
Conselheiro Benemérito da OAB;
Nome em uma sala do Fórum Doutor Orlando Manso, em Arapiraca.
Vida pessoal
Filho primogênito do comerciante Antônio Teófilo da Silva, e da dona de casa Maria Noêmia Madeiro, Moacir cresceu ao lado de sua única irmã, Iraci Teófilo. Das lembranças do pai, durante o tempo que viveu na Fazenda Brejo, Moacir guarda o gosto de andar à cavalo, hábito que manteve até pouco tempo atrás. Mas não só isso: guarda dos tempos na fazenda, os cheiros do mato e da terra sendo cultivada, o movimento dos animais e das plantas. Mas acima de tudo o respeito pela natureza e o aprendizado a partir da observação dos seres humanos inseridos nesse meio ambiente.

Na adolescência, mais precisamente aos 17 anos, ele foi estudar no Seminário Metropolitano de Maceió, para realizar o sonho da mãe de ter um filho padre. Mas não era isso que a vida havia planejado para ele. Ao sair do seminário, ele findou o ensino médio no Colégio Guido, em Maceió, e em seguida cursou e se formou em Direito. Saía de um sacerdócio e abraçava outro: a missão de participar da formação de milhares de jovens, através da eduçação, seu principal instrumento para lutar pela liberdade e pela igualdade de oportunidade para todos.
Professor Moacir foi casado com Maria Tereza Auto Teófilo (in memoriam) e, posteriormente, com Luiza Ventura Teófilo. Ele deixa quatro filhos: o ex-prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo (falecido em 2020, durante o mandato), o engenheiro agrônomo Ricardo Teófilo e os servidores públicos Rui e Raniere Teófilo.
O legado do professor Moacir Teófilo ultrapassa as salas de aula e permanece vivo na história de Arapiraca e de Alagoas.