Amador

Mestres do chorinho completam 8 anos em Arapiraca

Art-Choro tem agenda lotada de shows pelos Estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco

14/03/2012 08h08
Mestres do chorinho completam 8 anos em Arapiraca
PAULO MARCELLO
Reportagem e pesquisa


 O grupo Art-Choro de Arapiraca comemora 8 anos de atividades musicais, nesta quarta-feira, dia 14. O Art-Choro é formado pelos experientes músicos Humberto, Uziel, Lobinho, Gilmar e Edílson Melo, tocando chorinho e samba com um alto padrão de qualidade profissional. Fundado em março de 2004, inicialmnte como um sexteto – incluia em sua formação original o músico ”Carlinhos” (no cavaquinho), atualmente radicado em São Paulo – o grupo continua, agora, como um quinteto. Todos os integrantes do grupo são veteranos na música e se reuniram para levar o que há de melhor na música brasileira para um público exigente e apaixonado por música de qualidade. 

Influências Musicais

Se espelhando nos grandes mestres do samba e do choro, de todos os tempos, e em artistas e grupos contemporâneos como Moraes Moreira, Armandinho, Nilze Carvalho, trio Madeira Brasil e Yamandú Costa, o Art-choro continua resgatando a tradição musical e o legado artístico de nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacó do bandolim, Benito di Paula, Alcione, Martinho da Vila, e outros artistas e grupos, através de suas apresentações em todo o estado de Alagoas. 

O Chorinho

Como é conhecido hoje , surgiu por volta de 1870 no Rio de Janeiro, entre músicos populares ( a maioria funcionários de repartições públicas e de bandas do exército) que trabalhavam de dia e iam tocar á noite. Na época, eles criaram uma nova interpretação para a polca, ritmo dançante muito conhecido e que fazia o maior sucesso no Brasil. Já naquele tempo, os músicos populares costumavama se unir em conjuntos de tocadores de violão e cavaquinho, que aprendiam as polcas ” de ouvido “, ou seja sem usar partitura.Como os violonistas acabaram fixando determinados jeitos de tocar aquelas músicas – sempre nas cordas de som grave do violão – seu tom ficu mais triste, mais chorado, daí o nome choro.

O chorinho viveu seu apogeu entre 1930 e 1950. Seus maiores divulgadores. e pioneiros, são Joaquim Antônio da Silva Calado ( o primeiro chorão do país ) e Chiquinha Gonzaga, que tranpôs limites e venceus tabus em nome da música. Ritmo essencialmente brasileiro, o Chorinho tem em Pixinguinha um dos seus maiores representantes.

[Sinopse publicada no extinto "Jornal 'Tribuna de Alagoas", em 23/03/2002]