Brasil vence Belarus e é hepta da Copa do Mundo de Futebol de areia
Seleção brasileira supera rivais por 4 a 3, com gols de Lucão, Rodrigo (duas vezes) e Catarino para conquistar o torneio pela segunda edição consecutiva
O Brasil é heptacampeão da Copa do Mundo de Futebol de areia. Neste domingo (11), a Seleção colocou a sétima estrela no uniforme ao vencer Belarus por 4 a 3 na decisão do torneio disputado na cidade de Vitória, em Seychelles, no leste da África. Com uma partida eficiente no ataque, a equipe brasileira dominou os bielorrussos, que chegaram a ameaçar o título no fim. Os gols do Brasil foram marcados por Lucão, Rodrigo (duas vezes) e Catarino. Pelo lado de Belarus, Yauheni Novikau e Ihar Brytshtsel descontaram.
O jogo
O primeiro tempo começou agitado. Pelo lado de Belarus, Anatoliy Ryabko mandou uma pancada para o gol na saída de jogo, mas o goleiro brasileiro Bobô fez boa defesa. A resposta do Brasil foi imediata: com menos de dois minutos no relógio, Filipe Silva dominou a bola no peito pela lateral esquerda do ataque, mandou uma bicicleta e viu Lucão desviar no meio do caminho para marcar o primeiro tento da equipe brasileira.
Na sequência, o confronto ganhou um contorno mais truncado, sem grandes chances criadas. Faltando cinco minutos, os bielorrussos conseguiram empatar - Yauheni Novikau marcou após rebote de Bobô. Com três minutos restantes, Benjinha realizou uma jogada individual e carimbou a trave. O atacante Rodrigo ainda tentou uma bicicleta, mas o arqueiro Mikhail Avgustov catou a finalização. Nos segundos finais, Ryabko estremeceu a trave do Brasil.
A segunda etapa retornou com a mesma tônica da anterior: movimentada. Desse modo, o capitão Rodrigo voltou a colocar o time brasileiro em vantagem, logo depois do pontapé de reinício. Em seguida, Catarino recebeu na ala esquerda, cortou para dentro e colocou a bola no ângulo do oponente. A Seleção passou a administrar o placar favorável, Bobô bateu falta perigosa na área de defesa, mas o goleiro de Belarus tirou.
O último período voltou morno, quando comparado aos anteriores. A melhor chance chegou apenas faltando sete minutos para o encerramento - Ihar Brytshtsel, artilheiro do torneio, diminuiu para Belarus. Na sequência a partida ficou elétrica, Lucão cometeu pênalti após bola pegar em seu braço, e Ihar Brytshtsel empatou o duelo. Em grande defesa, Mikhail Avgustov ainda impediu o gol de Edson Hulk. Na marca de dois minutos, Rodrigo puxou o contra-ataque, chutou do meio da quadra e fez o gol do título: Brasil heptacampeão.
Somado ao primeiro lugar, o posto de melhor defesa da história das Copas é brasileiro. A melhor performance defensiva de uma seleção campeã: somente oito gols foram concedidos aos adversários.
O Brasil repete o feito de 2024 e é campeão invicto, além de acumular 12 jogos de invencibilidade na Copa do Mundo - seis no ano passado e mais seis na atual. O time comandado pelo técnico Marco Octávio não perde no tempo regulamentar nesta competição desde 2019, quando foi eliminado pela Rússia por 4 a 3, nas quartas de final.
Agora, a Canarinho tem sete Mundiais sob a chancela da Fifa, que passou a organizar os torneios a partir de 2005. A Seleção foi campeã em 2006, 2007, 2008, 2009, 2017, 2024 e 2025. Antes da Federação internacional de futebol, o domínio já era absoluto dentro da modalidade - sendo campeão nove vezes: 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003 e 2004.
Presentes no lugar mais alto do pódio em 2017, 2024 e 2025 - alcançam o feito de tricampeões: Catarino, Filipe Silva, Mauricinho e Rodrigo. Os jogadores Lucão, Edson Hulk, Brendo, Teleco e Bobô ficam com o bicampeonato. Enquanto Benjamin, Thanger e Antônio conquistam a taça pela primeira vez.
Mais cedo, Portugal venceu Senegal por 3 a 2 e ficou com o terceiro lugar.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
