Arapiraquense lança documentário no Festival de Cinema de Penedo
Na última terça-feira (18), o cineasta arapiraquense Rafhael Barbosa estreou seu mais novo trabalho média-metragem “Tempo de Cinema”, no 4º Festival Universitário de Cinema de Penedo.
A película abriu a edição do evento, que mostrou também “Confissões de Tairone Feitosa”, do diretor Pedro da Rocha. Tairone foi o homenageado deste festival, por seu excelente trabalho como roteirista com mais de 50 anos de carreira.
O filme de Rafhael Barbosa, por sua vez, mostra quatro pontos de vista distintos sobre a eferverscência cultural de Penedo há 30 anos, quando seus cinemas eram referência e havia um festival onde artistas consagrados de todo país participavam.
Nesta quarta-feira (19), pela mostra Sururu de Cinema Alagoano, outro arapiraquense ganhará destaque: o curta-metragem “Flamor”, de Leandro Alves, vai abrir a segunda noite do festival.
Tempo de Cinema
Um visitante do município, um cinéfilo, uma bilheteira e um cineasta refletem sobre como a Sétima Arte influenciou suas vidas e na dinâmica da cidade ribeirinha. É este o mote de "Tempo de Cinema".
Este interesse sobre o tema, segundo Barbosa, foi quando em 2005 ele, estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), entrou em contato com o livro “Panorama do Cinema Alagoano”, de Elinaldo Barros.
“Lá, por meio das palavras, pude viajar aos tempos áureos do cinema em Penedo e senti inveja: queria estar lá, queria voltar no tempo e presenciar os festivais como aconteciam antigamente. Este documentário pretende resgatar essas memórias e é uma grande homenagem àquela época e à cidade em si”, diz o cineasta.
Nos últimos anos, ele tem se dedicado especialmente à produção audiovisual. Trabalhou como setorista de cinema no jornal Gazeta de Alagoas, e em paralelo realizou os filmes Chimarrão, Rapadura e Outras Histórias (2007); KM 58 (2011), vencedor do prêmio de melhor filme na II Mostra Sururu de Cinema Alagoano e selecionado para o Cine PE 2012; e O que Lembro, Tenho (2013), curta selecionado para 27 festivais brasileiros e internacionais e vencedor de 20 prêmios até o momento.
Rafhael Barbosa foi escalado recentemente para compor a mesa do júri do Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-Metragem, que acontece de 17 a 28 de novembro deste ano, na cidade de Taquaratinga do Norte-PE.
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram sequência de colisões em acidente com viatura dos Bombeiros em Maceió
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
