Arapiraquense lança documentário no Festival de Cinema de Penedo
Na última terça-feira (18), o cineasta arapiraquense Rafhael Barbosa estreou seu mais novo trabalho média-metragem “Tempo de Cinema”, no 4º Festival Universitário de Cinema de Penedo.
A película abriu a edição do evento, que mostrou também “Confissões de Tairone Feitosa”, do diretor Pedro da Rocha. Tairone foi o homenageado deste festival, por seu excelente trabalho como roteirista com mais de 50 anos de carreira.
O filme de Rafhael Barbosa, por sua vez, mostra quatro pontos de vista distintos sobre a eferverscência cultural de Penedo há 30 anos, quando seus cinemas eram referência e havia um festival onde artistas consagrados de todo país participavam.
Nesta quarta-feira (19), pela mostra Sururu de Cinema Alagoano, outro arapiraquense ganhará destaque: o curta-metragem “Flamor”, de Leandro Alves, vai abrir a segunda noite do festival.
Tempo de Cinema
Um visitante do município, um cinéfilo, uma bilheteira e um cineasta refletem sobre como a Sétima Arte influenciou suas vidas e na dinâmica da cidade ribeirinha. É este o mote de "Tempo de Cinema".
Este interesse sobre o tema, segundo Barbosa, foi quando em 2005 ele, estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), entrou em contato com o livro “Panorama do Cinema Alagoano”, de Elinaldo Barros.
“Lá, por meio das palavras, pude viajar aos tempos áureos do cinema em Penedo e senti inveja: queria estar lá, queria voltar no tempo e presenciar os festivais como aconteciam antigamente. Este documentário pretende resgatar essas memórias e é uma grande homenagem àquela época e à cidade em si”, diz o cineasta.
Nos últimos anos, ele tem se dedicado especialmente à produção audiovisual. Trabalhou como setorista de cinema no jornal Gazeta de Alagoas, e em paralelo realizou os filmes Chimarrão, Rapadura e Outras Histórias (2007); KM 58 (2011), vencedor do prêmio de melhor filme na II Mostra Sururu de Cinema Alagoano e selecionado para o Cine PE 2012; e O que Lembro, Tenho (2013), curta selecionado para 27 festivais brasileiros e internacionais e vencedor de 20 prêmios até o momento.
Rafhael Barbosa foi escalado recentemente para compor a mesa do júri do Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-Metragem, que acontece de 17 a 28 de novembro deste ano, na cidade de Taquaratinga do Norte-PE.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
