Campus da Ufal no Sertão inaugura auditório e faz primeira colação de grau

Após cinco anos de criação, o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas entrega à sociedade os primeiros profissionais formados, em solenidade realizada na última sexta-feira (17), marcada por muita emoção e sensação e dever cumprido, apesar dos problemas enfrentados. Antes da cerimônia, também foi realizada a inauguração do Auditório Graciliano Ramos, que vai atender não só à comunidade acadêmica, mas à população do município e região.
A vice-reitora Rachel Rocha parabenizou os novos profissionais – engenheiros civis e de produção e professora de Literatura e Língua Portuguesa – e os familiares pelas conquistas dos filhos, netos, irmãos... "Esse é um momento de muita emoção para todos nós que a Ufal, principalmente, os docentes que acompanharam o crescimento de seus alunos, e para os pais que foram os grandes incentivadores na jornada desses novos profissionais. Creio que todos estão com a sensação e dever cumprido", revelou, fazendo a saudação, também, em nome do reitor Eurico Lôbo: "Trago a braço do professor Eurico que, infelizmente, não pôde participar dessa festa".
Rachel fala dos desafios enfrentados no processo de interiorização da Ufal, com a instalação da instituição em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, mas também destaca as conquistas conseguidas. "Se não tivéssemos sonhado e conseguido concretizar esse sonho de trazer a Ufal para o Sertão, não estaríamos vivenciando essa alegria de hoje. Essa é a primeira de muitas colações de grau que vão acontecer. É um momento especial porque, além da construção física desse campus, que considero o mais bonito da Ufal, apesar de ainda não estar concluído, a Universidade é mais que uma obra física; é formada desses momentos simbólicos, de rituais, nos quais fechamos uma etapa importante das nossas vidas e iniciamos outras como profissionais", destacou.
O diretor-geral do Campus do Sertão, Agnaldo dos Santos, relata a felicidade de poder participara da solenidade e compartilhar do momento de conquista de seus alunos. Ele também leu uma carta enviada pela reitora honorária Ana Dayse Dorea, parabenizando os alunos e lamentando não ter podido estar com eles nesse momento importante.
Já Ivamilson Barbalho, diretor-acadêmico do Campus, fala da importância de se preservar a convivência solidária e participativa. "É bom lembrar que nossa meta vai além do primeiro emprego, que é muito importante, claro; desejo boa sorte a todos e busquem descobrir as várias dimensões do universo da vida", finalizou, agradecendo à equipe que contribuiu para preparar a organização do auditório e entregar o espaço para recepcionar alunos, familiares e servidores.
Homenagens
Os oradores das turmas, Danilo Regis Gonçalves dos Santos e Kelvin Everton Santos de Melo falam de superação, da realização de um dos maiores sonhos deles e dos colegas de turma e da importância dos pais no processo de formação. Eles não esqueceram os problemas enfrentados, mas fizeram questão de também lembrar o papel de cada professor em suas conquistas, das cobranças e exigências de seus mestres, que só os ajudaram a seguir em frente e a vencer os desafios.
As turmas homenagearam as mães e os professores Alexandre Lima, que também foi paraninfo, e Tânia Voronkoff Carnaúba, ambos do curso de Engenharia de Produção. A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Viviane Costa, prestou homenagem a seus alunos, agora profissionais. "Vocês colocaram um ponto final numa história belíssima que cada um escreveu; vocês desbravaram juntos o sertão alagoano e, agora, trilharão o caminho sozinhos, mas peço que não esqueçam esse campus num canto qualquer", disse, parafraseando a música Caderno, de Toquinho.
Auditório inaugurado
Antes da solenidade da primeira colação de grau, a vice-reitora Rachel Rocha e os diretores do Campus do Sertão, Agnaldo e Ivamilson, entregaram oficialmente o Auditório Graciliano Ramos. O nome foi escolhido pela comunidade acadêmica por concurso. "É uma justa homenagem ao nosso escritor alagoano que tão bem descreveu o cenário sertanejo no romance Vidas Secas e, também, por ele ter sido um grande gestor público", destacou Rachel Rocha.
Agnaldo dos Santos se emociona ao descerrar a placa. Estou emocionado e feliz em poder entregar o nosso auditório, o maior da região. "Ele vai atender não só ao campus, mas a outros órgãos e instituições da cidade e vizinhança. Vamos sediar grandes eventos, a exemplo dos que já realizamos", declarou.
O professor de Literatura do curso de Letras, Murilo Alves, também se emociona na solenidade. "Sentimo-nos honrados com a presença de todos nesse momento tão importante. Acho que estamos de parabéns por mais essa conquista", disse.
Últimas notícias

Arapiraca promove mutirão com mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (4)

Corpo de homem é encontrado enrolado em saco plástico em Marechal Deodoro

Chuva interrompe abastecimento de água em Jundiá neste sábado (2)

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 a caminho de jogo contra o Sport

Caso Kelly Kethelym: suspeita de envolvimento na morte de adolescente é presa no Sertão

Sindicatos denunciam caos no Hospital Veredas e convocam greve a partir desta segunda (4)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
