Litoral

Dois pinguins foram encontrados encalhados no litoral de Maragogi

Por Redação com GazetaWeb 29/07/2015 18h06
Dois pinguins foram encontrados encalhados no litoral de Maragogi
- Foto: Cortesia

Dois pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) encalharam na costa Norte de Alagoas, um na Barra de Santo Antônio e outro na praia de Peroba, em Maragogi. As ocorrências foram registradas na terça-feira (28).

O animal que encalhou em Maragogi já estava morto. Ele foi encontrado pelo empresário Luiz Cláudio Gonçalves, o “Lula”, dono de uma pousada no distrito de Peroba. “Não tive outra opção a não ser enterrar o bichinho, que já estava começando a cheirar mal”, lamentou Lula.

Em Barra de Santo Antônio, o animal encalhou vivo, bastante debilitado, e foi entregue por populares ao analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Iran Normande.

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) foi acionado e fez o recolhimento do pinguim, levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió.

O animal foi medicado e alimentado. Após o período de reabilitação, ele deve ser reintroduzido à natureza no litoral do Rio Grande do Sul. Segundo Normande, esses pinguins são originários da região da Patagônia (Argentina e Chile) e chegam ao litoral nordestino carregados por correntes oceânicas. Entre 2005 e 2006, quinze indivíduos encalharam na costa alagoana.

“São geralmente indivíduos jovens, que encalham na costa bastante debilitados”, disse o analista ambiental. O Ibama recomenda ligar para o BPA em caso de encalhe de pinguim na costa alagoana, através do número: 82 3315-4325. O BPA fará o resgate e o encaminhará ao Cetas, na sede do Instituto em Maceió.