Aumenta o número de casos de catapora em Arapiraca
Quem tem filhos pequenos deve ficar atento ao surto de catapora que tem atingido a região do Agreste alagoano nas últimas semanas. De acordo com alguns especialistas, o aumento no número de casos é comum nesta época do ano por causa da transição entre estações do ano.
A catapora, também conhecida como varicela, é altamente contagiosa e, em 99% dos casos, evolui bem e está curada em uma semana, mas requer cuidados
Mas de acordo com o médico pediatra Sandro Lins Machado, felizmente a catapora é uma doença benigna. Segundo o especialista, apenas uma a cada seis crianças precisam ser internadas por causa da enfermidade. “Apesar de não ser uma doença tão frequente durante o ano, quando há a transição de estações, como a que estamos passando neste momento, a incidência aumenta, mas não a nível preocupante”, explicou.
O pediatra lembre que a doença é bastante contagiosa e que ambientes como escolas e creches podem ser um pouco perigosos. “Assim que forem detectadas as primeiras bolhas, a criança deve ser submetida a um tipo de isolamento, longe de outras crianças para evitar contaminação”, orienta.
Vale lembrar que, ao contrário do que se pensa, a doença é mais contagiosa no período inicial. “Enquanto houver umidade nas bolhas, há riscos. Depois que as feridas secam, não há mais risco de transmissão e a criança pode retomar ao convívio escolar”, finalizou.
Últimas notícias
Mulher com 1,45 metro surpreende médicos ao dar à luz trigêmeos
Delegado Leonam cobra punição em denúncias de corrupção na Saúde de Alagoas
Food truck é interditado pela Vigilância Sanitária na Ponta Verde
Hospital da Cidade inaugura Enfermaria Pediátrica com suporte à UTI e cirurgias infantis
Cemitério clandestino em Maceió: adolescente de 15 anos é apreendido como um dos responsáveis pelo local
Conselho Curador do FGTS aprova aumento do financiamento para famílias de baixa renda
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
