Arapiraca

Prefeitura pretende abrir concessão para privatizar Mercado Público de Arapiraca

Por 7 Segundos 04/05/2016 11h11

Durante entrevistas à imprensa, a prefeita Célia Rocha anunciou a possibilidade de privatizar o Mercado Público Municipal de Arapiraca como forma de abertura de capital para dinamizar e melhorar toda infraestrutura física e estrutura organizacional do espaço de comercialização dos feirantes.

Transformar o espaço em um lugar atrativo e turístico. Esta é a ideia que permeia a mente da secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio. Ela afirmou ao Portal 7 Segundos que a secretaria vai realizar um estudo de viabilidade para modificar toda a estrutura atual e transformar o espeço do Mercado Público Municipal em um centro de compras moderno, atraente e turístico em Arapiraca.

"Estamos recebendo propostas de projetos para decidirmos a concessão e viabilizar uma reforma completa para transformá-lo em um atrativo da cidade e proporcionar um ambiente ainda mais agradável para todos os feirantes", indicou Myrka Lúcio.

Queda na arrecadação de impostos

Segundo a secretária da Semics, a ideia da concessão proposta pela prefeita Célia Rocha é uma alternativa para conseguir recursos e investir na melhoria do mercado e, sobretudo, no desenvolvimento dos feirantes.

"Arapiraca tem sofrido muito com a redução na arrecadação de impostos e sem recursos próprios fica inviável investir na transformação daquele espaço para torná-lo atrativo à população e, principalmente, aos turistas que chegam à nossa cidade", afirmou Myrka Lúcio.

A secretária destacou a importância da revitalização do Mercado Público de Arapiraca por meio de concessão.

"Geralmente o mercado público é ponto de visitação em muitas cidades do país, a exemplo do Recife, São Paulo e tantas outras cidade que tranformaram o espaço com restaurantes, valorizando a gastronomia local, e pontos de vendas modernos, valorizando os feirantes e os produtos regionais",

Histórico

O Mercado Público de Arapiraca leva o nome do empresário arapiraquense José Alexandre dos Santos. Os feirantes locais oferecem uma diversidasde de produtos distribuídos por setores. Há uma acompanhamento periódico da Vigilância Sanitária e uma Associação de Feirantes para manter o espaço organizado.

Um amplo estacionamento também está localizado na Rua Padre Cícero, no bairro Baixão. O mercado funciona das 6 horas da manhã às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 6h às 15h.