Polícia Federal investiga disparidade entre números de eleitores e população
Agentes da Polícia Federal estiveram, na última semana, na cidade de Belém, no Agreste do estado de Alagoas, para investigar a disparidade entre os números de eleitores e da população local.
Segundo o juiz Geneir Marques, responsável pela 10ª Zona Eleitoral, da qual faz parte o município de Belém, está em andamento uma ação penal, que corre em segredo de Justiça, para averiguar se realmente há irregularidades com relação ao número de eleitores na cidade.
De acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município agrestino possui 4.589 eleitores. Os dados são do mês de abril deste ano.
O problema é que, segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, Belém possui apenas 4.552 habitantes. A estimativa do órgão era que até 2015 este número fosse de 4.585 habitantes.
Em outras palavras, a cidade de Belém possui quatro eleitores a mais que o total de habitantes estimado para o ano passado.
A explicação mais sensata seria a de que muitos eleitores de Belém não moram efetivamente no município, apesar de votarem lá. Mas, mesmo assim, a disparidade é muito grande.
Fazendo um comparativo com a cidade de Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral do estado por exemplo, percebemos o quanto os números são estranhos. A Capital do Agreste tem, segundo o IBGE, 231.053 habitantes e, segundo o TSE, 135.445 mil eleitores.
Como crianças e adolescentes até 15 anos não votam, o normal seria que realmente houvesse uma diferença muito grande entre o número de eleitores e o de habitantes, como ocorre em Arapiraca.
O que dá a entender é que em Belém, crianças, adolescentes com idades até 15 anos e defuntos são portadores de títulos de eleitor.
Últimas notícias

Prefeita Tia Júlia assina decreto e suspende temporariamente serviços da Águas do Sertão em Palmeira dos Índios

Por meio da Semede, Prefeitura promove formação sobre alimentação saudável para merendeiros

Prefeitura de Penedo realiza 1ª Conferência Municipal dos Idosos

Julgamento no TRE/AL sobre vereadores de Japaratinga gera polêmica em Alagoas

Junqueiro celebra 78 anos com programação extensa de shows, inaugurações e ações para a população

Deputado Fabio Costa denuncia avanço do Comando Vermelho em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
