Defensores da cultura de origem africana são homenageados pela Câmara de Maceió
A Câmara de Maceió entrega na manhã desta terça-feira (31), a Comenda Tia Marcelina, criada através do Decreto Legislativo 614 de 23 de março de 2016. A solenidade acontece a partir das 9h, no Plenário da casa, situado à praça Marechal Deodoro, no centro da Capital alagoana.
A honraria é concedida a personalidades vinculadas à defesa e promoção de crenças religiosas de origem africana, que tenham prestado relevantes serviços em defesa e identificação da raça negra na formação da identidade do povo brasileiro, ou que tenham lutado contra a discriminação racial, religiosa ou social de descendentes de povos africanos.
A comenda é subdivida em quatro categorias: Tia Marcelina Yiá Détá (Ar) – a ser outorgada a ialorixás, babalorixás e chefes de Estado; Tia Marcelina Yiá Kalá (Fogo) – a ser outorgada a filhos e filhas de santo; Tia Marcelina Yiá Nassô (Água) – a ser outorgada àquelas pessoas que contribuíram na preservação das crenças religiosas de origem africana no Brasil; e Tia Marcelina Coroa de Dadá (Terra) – a ser outorgada a pesquisadores, intelectuais e/ ou estudiosos da cultura de raízes africanas.
Recebem a comenda nesta terça-feira, na categoria Yiá Détá: Pai Benedito Maciel, Pai Célio, Mãe Neide e Mãe Mirian. Na categoria Yiá Kalá: Mística Eveline Nogueira da Costa e Frei Eudes. Na categoria Yiá Nassô: Professor Jairo José Campos da Costa e Professor Luiz Sávio de Almeida. E na categoria Coroa de Dadá: Teólogo Edson Moreira da Silva e Dr. Fernando Gomes.
Todas as indicações foram feitas pelo vereador Cléber Costa (PP). Para ele, será “um reconhecimento pelas relevantes ações contínuas e dignas de louvor prestadas a Alagoas e ao Brasil em prol da verdadeira identidade do povo brasileiro e contra a discriminação religiosa, social, xenofobia, que contribuem para o fim da violência e na defesa dos direitos humanos”.
Últimas notícias

Prefeitura faz interdição temporária em parte da calçada atingida por desabamento de muro no Lago Goiti

Prefeita de Palmeira dos Índios busca novas parcerias com a Caixa Econômica em Maceió

Vacinação contra a meningite bacteriana é ampliada em Penedo para crianças de 12 meses

1ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres mobiliza Penedo e fortalece vozes femininas

Filme dirigido por arapiraquense Tarcísio Ferreira traz olhar poético sobre diversidade

Governo de Alagoas abre edital para ampliar vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
