Desencontro de informações gera pouco movimento nos supermercados
A sequência de medidas judiciais, ora autorizando a abertura dos supermercados, ora barrando e anunciando a aplicação de multa para quem estivesse funcionando no Dia do Comerciário, em Arapiraca, causou muita confusão e milhares de consumidores podem ter deixado de sair de casa para efetuarem suas compras, nesta sexta-feira (24).
Houve ainda situações em que vários funcionários saíram de casa para trabalhar e voltaram assim que chegaram ao local de trabalho, por estar fechado, além de dezenas de outros trabalhadores que ficaram em casa ou viajaram e só foram avisados que o estabelecimento abriria por meio de mensagens via celular. Houve muita gente correndo para não perder a hora de trabalhar; alguns chegaram atrasados.
Toda a confusão foi gerada após uma liminar da Justiça que permitia o funcionamento dos supermercados nesta sexta-feira (24), mesmo com a indicação no calendário da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que seria feriado municipal e data comemorativa aos comerciários.
Segundo um funcionário de uma loja que não quis se identificar, durante o turno de trabalho desta quinta-feira (23), todos os funcionários foram avisados de que iriam trabalhar. Já no início da noite, uma decisão da Justiça do Trabalho de Arapiraca indeferiu a liminar e determinou o fechamento dos supermercados, sob pena de multa.
O presidente da Federação do Comércio Varejista de Alagoas, Wilton Malta, concedeu uma entrevista à Rádio Nova FM e disse que há um inconformiso dos comerciantes e que cada vez mais eles buscam minimizar os prejuízos causados pela crise que o país passa.
"Havia sim uma decisão em comum acordo com os sindicatos, mas a Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA) entrou um pedido de liminar e garantiu o direito de abrir no dia de hoje. Agora cabe aos supermercadistas garantir o repasse dos direitos trabalhistas para os funcionários que trabalharam nesta data", disse.
A informação foi logo repassada aos funcionários que passaram a comemorar a decisão de passar o feriado em casa. Só que na manhã do dia seguinte (sexta), uma nova liminar permitiria que os supermercadistas abrissem suas lojas para os clientes.
Pelo desencontro de informações ou pelo momento de instabilidade econômica do país, o movimento foi considerado pequeno nas poucos supermercados que insistiram em abrir no feriado de São João em Arapiraca.
Últimas notícias
Renato Filho e Fátima Canuto mobilizam Pilar em grande carreata da campanha
Em vídeo, JHC cita passado de Renan com Lula e Dilma e chama senador de 'oportunista'
Incêndio atinge sala de aula de escola no bairro Canafístula, em Arapiraca
Diversidade e inclusão marcam participação do eleitorado alagoano nas urnas
Eleitores no exterior: quase 1 milhão de brasileiros estão aptos a votar
Nunes Marques fará pronunciamento em rede nacional na véspera do 1º turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
