Secretaria lança Atlas de Bioenergia de Alagoas em parceria com a Ufal
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo disponibilizou, nesta quinta-feira (30), no site da Sedetur, o Atlas de Bioenergia de Alagoas. O trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado e seu Conselho de Política Energética (Cepe), por meio da Sedetur, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os mapas contidos no Atlas são referentes ao potencial de geração de energia, por microrregião alagoana, de biomassa residual sólida (amendoim, arroz, coco, eucalipto, gramíneas forrageiras, feijão, mandioca, milho e resíduos de cana-de-açúcar) e biomassa residual líquida (laticínios, casas de farinha, matadouros e produção de etanol).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Helder Lima, o Atlas de Bioenergia serve de ponto de partida para o estímulo de novas pesquisas e investimentos para a geração de energia renovável no Estado. “Precisamos investir em alternativas energéticas limpas e eficientes, que possam estender seus benefícios para outras áreas. O desenvolvimento de tecnologias e processos de produção de energia a partir da biomassa se revela uma opção eficiente, integradora e com imenso potencial de realização”, afirmou o secretário.
Diversificação
No Brasil, 67,48% da energia provém das hidrelétricas. A geração de energia por meio da biomassa pode contribuir para diminuir a dependência das hidrelétricas, diversificando a matriz energética do país.
Para Bruno Sardeiro, superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Alagoas tem vantagens competitivas inegáveis para a produção de energia renovável através da biomassa.
“Alagoas já tem um grande potencial explorado a partir da cana-de-açúcar, que nos deixa à frente de outros estados. O Atlas de Bioenergia permite que a gente conheça, em números, a potencialidade para geração de energia por intermédio de outras fontes também”, concluiu.
Últimas notícias
Poste energizado provoca morte de cavalo e assusta moradores em Porto Calvo
Barraqueiros rebatem acusação de homofobia após confusão em Porto de Galinhas
Maceió terá queima de fogos de baixo ruído em cinco pontos da cidade
Confira os bairros de Maceió com mais registros de violência doméstica em 2025
Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechar mil agências
Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
