Alagoas

Lula, Delcídio e mais cinco acusados viram réus por obstrução à Lava Jato

Por 7 Segundos com Metrópoles 29/07/2016 16h04
Lula, Delcídio e mais cinco acusados viram réus por obstrução à Lava Jato
Lula e Delcídio - Foto: A Crítica / Internte

A Justiça Federal aceitou, nesta sexta-feira (29) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.

Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de Delcídio do Amaral, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na Corte.

Os outros acusados são: o pecuarista José Carlos Bumlai, seu filho Maurício Bumlai, o banqueiro André Santos Esteves, Diogo Ferreira Rodriguez e Edson Siqueira (ex-assessor de Delcídio e que atual na defesa de Serveró).

Segundo a Procuradoria Geral da República, Lula e os demais acusados teriam atuados para comprar por R$ 250 mil o silêncio de Cerveró. 

Veja a decisão na íntegra aqui.