Arapiraca

Nezinho apresenta Plano de Governo em debate na Maçonaria

Por 7 Segundos com assessoria 30/08/2016 10h10
Nezinho apresenta Plano de Governo em debate na Maçonaria
- Foto: Assessoria

A convite do venerável mestre da Loja Maçônica Perfeita União II, José Francisco Rodrigues, o candidato a prefeito de Arapiraca Ricardo Nezinho (PMDB) e o candidato a vice Yale Fernandes (PMDB) participaram, na noite desta segunda-feira (29), de debate promovido pela instituição que tem mais de 47 anos de serviços prestados no município.

Na abertura da sabatina com os membros da Maçonaria, Ricardo Nezinho apresentou o seu seu plano de governo que foi elaborado por meio de 22 oficinas e quatro seminários realizados pela Fundação Ulisses Guimarães (FUG) e, também, por um diagnóstico comunitário ouvindo representantes da Federação das Associações de Moradores de Arapiraca (Facomar).

Ricardo Nezinho lembrou dos avanços conquistados nas gestões da prefeita Célia Rocha e do ex-prefeito e atual vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa.

No início da apresentação do plano de governo, o peemedebista disse que teve o privilégio de criar o projeto que institui a Região Metropolitana do Agreste, por entender que Arapiraca é uma cidade polo de desenvolvimento e tem um potencial para alavancar o crescimento de toda a região.

Nezinho citou órgãos do Ministério do Trabalho e a mídia especializada em economia que apontaram Arapiraca como a quarta cidade no país na geração de emprego e renda no país.

Governo participativo

O candidato apontou como forma de oferecer às crianças de Arapiraca uma melhor qualidade de vida, o fortalecimento do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), que foi referendado na semana passada pelo ministro Osmar Terra, que visitou a cidade e fez questão de afirmar que vai tornar o programa modelo nacional, com o lançamento do "Criança Feliz".

Ricardo Nezinho revelou que pretende realizar concurso público para as áreas em que houver carência de profissionais especializados, a construção do Plano Plurianual e do Orçamento Participativo ouvindo toda a sociedade.

O peemedebista adiantou que vai lançar o Programa Fala Arapiraca, como ferramenta de gestão para aproximar cada vez mais o poder público e moradores.

Outro item do plano de governo será o programa Prefeitura nos Bairros, para levar todas as secretarias municipais levando ações sociais e ouvindo as demandas das comunidades.

Mais escolas e creches

No setor educacional, Nezinho disse que pretende dinamizar as 57 escolas existentes no município, aumentando o número de unidades com mais escolas em tempo integral e creches.

De acordo com o plano de governo, todas as escolas do município terão bibliotecas e onde não houver condições de construir os espaços de pesquisa e leitura, serão adequadas as bibliotecas de bairros, as Arapiraquinhas, para dar suporte e atender às demandas da juventude.

Ricardo Nezinho revelou também que será criado o programa Escola Aberta nos finais de semana, e ainda será implantado o Prêmio Professor Inovador, bem como um espaço de educação especializado no Centro de Reabilitação (Cemfra).

No setor de saúde, o candidato lembrou da garantia dada pelo governador Renan Filho, de que Arapiraca terá duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), cada uma com capacidade para atender 350 pacientes em 15 leitos. "Dessa forma, vamos desafogar o atendimento do Hospital Regional de Arapiraca e da Unidade de Emergência do Agreste", explicou Nezinho, acrescentando que todas as unidades de saúde do município serão integradas a um sistema que fará um levantamento das necessidades dos pacientes que passarão a receber os medicamentos em sua própria residência.

O 5º Centro de Saúde terá um espaço destinado exclusivamente para atender gestantes de alto risco, com a disposição de médicos e profissionais especializados.

Mais alimento

Em sua exposição, Ricardo Nezinho afirmou que pretende aumentar o número de refeições no Restaurante Jerimum, que atualmente oferece mil refeições por dia para comerciários e pessoas que passam pelo centro da cidade.

Mostrando ainda a sua preocupação com o setor social, Ricardo Nezinho disse o plano de governo prevê a criação de um abrigo noturno para atender moradores de ruas e dependentes químicos.

Para oferecer uma oportunidade aos estudantes carentes, o candidato a prefeito pelo PMDB disse que será implantado o Pré-Enem, um curso pré-vestibular gratuito para que jovens de famílias de baixa renda possam estudar e terem a oportunidade de participar de concursos públicos de forma igualitária com outros jovens.

Secretaria de Segurança e Internet de graça

Ricardo Nezinho garantiu a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que vai trabalhar em conjunto com a Guarda Municipal, SMTT, Polícia Militar e Polícia Civil, utilizando a estrutura do sistema de videomonitoramento já garantido pelo governador Renan Filho.

"Vamos utilizar a rede de fibra ótica desse sistema para oferecer internet de graça em vários pontos da cidade de Arapiraca", revelou Nezinho, citando ainda que o plano de governo prevê a universalização e oferta de água potável para toda a área rural do município e a implantação de uma central de abastecimento (Ceasa).

Urbanização

Com as obras do esgotamento sanitário, Ricardo Nezinho falou do projeto de urbanização do antigo lixão de Mangabeiras e do bairro Manoel Teles.

Ainda na área da infraestrutura, o peemedebista falou da parceria com o governo do estado, que está concluindo até o fim do ano a duplicação da rodovia AL-110, de Arapiraca a São Sebastião, e da futura duplicação de Arapiraca a Maceió e de Arapiraca e Palmeira dos Índios.

"O gasoduto está chegando juntamente com o novo distrito industrial para dinamizar ainda mais nossa economia", frisou Nezinho, lembrando da construção do Centro de Convenções e da Escola Pública de Trânsito.

"Tudo isso será feito com a união entre a prefeitura, governos estadual, federal e sociedade", declarou.

Após a apresentação do plano de Governo, Ricardo Nezinho foi sabatinado e respondeu a várias perguntas dos membros da Maçonaria.

Ao final do debate, o mestre venerável José Francisco Rodrigues fez questão de afirmar que a Loja Maçônica Perfeita União II se sentia honrada com a presença dos candidatos Ricardo Nezinho e Yale Fernandes, acrescentando que só quem tinha a ganhar era o povo.

Ao agradecer o convite, Ricardo Nezinho disse que estava bastante feliz em poder apresentar o seu plano de governo, com a participação ativa de todos os segmentos da sociedade de Arapiraca.

Estiveram presentes à sabatina, a esposa de Ricardo Nezinho, a psicopedagoga Suely Nezinho, o vereador Adalberto Saturnino, o candidato a vereador Léo Saturnino e o ex-secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, entre outras autoridades e convidados.