Ministério Público consegue condenar réu que assassinou ex-esposa
O acusado também matou o tio da ex-mulher, que tentou impedir o homicídio da sobrinha

Em júri realizado durante a última quinta-feira (01), na cidade de Santana do Ipanema, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) conseguiu a condenação de Cláudio Santos Júnior pelo crime de assassinato. O réu foi acusado de matar a ex-esposa e um tio dela, que tentou impedir o homicídio da sobrinha. A pena foi de 31 anos de prisão pelas mortes das duas vítimas.
A acusação coube a 3ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, cujo titular é o promotor Luiz Tenório. Sustentando a tese de homicídio qualificado, Luiz Tenório conseguiu convencer o Conselho de Sentença sobre a culpa do réu nos dois crimes.
“O acusado confirmou que, ainda enquanto estavam casados, o relacionamento, por muitas vezes, passou por momentos conturbados e chegou a dizer que a ex-companheira o tinha traído. No entanto, descobrimos que eles já estavam separados há algum tempo e que a separação ocorreu porque o réu, sim, tinha traído a ex-mulher. Ela não aceitou a traição e se separou dele, que não se conformou com o rompimento. Há relatos nos autos de que a vítima já vinha sido ameaçada de morte por ele”, explicou o promotor.
“O réu cometeu o duplo homicídio porque ficou com ciúmes ao descobrir que a ex-esposa tinha se envolvido com um amigo seu. E na hora do crime, ele matou Maria Eliane da Conceição e, ainda, Manoel Juarez dos Santos, o tio que tentou impedir o assassinato da sobrinha. Enquadramos o caso na Lei Maria da Penha. Infelizmente ainda existem muitos casos de violência doméstica em Alagoas”, lamentou Luiz Tenório.
A condenação
Após horas de julgamento, o Conselho de Sentença se reuniu e decidiu pela condenação do réu. Cláudio Santos Júnior foi submetido a pena de 31 anos, um mês e 15 dias de prisão por duplo homicídio qualificado, tendo sido a pena de 19 anos e três meses pelo homicídio de Maria Eliane e de 11 anos, 10 meses e 15 dias pelo assassinato de Manoel Juarez. Os crimes ocorreram em janeiro deste ano.
O julgamento foi conduzido pelo juiz Diego Araújo Dantas, titular da 3ª Vara da Comarca de Santana do Ipanema.
Comarca pró-ativa
A 3ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema integra uma vara que tem conquistado o título de pró-ativa. Compondo a 3ª Vara da Comarca daquele mesmo município, o Sistema da Justiça de Santana já conseguiu alcançar a meta 1, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que objetiva julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.
Pelo critério do CNJ, a vara é considerada pró-ativa se, ao final do ano, o percentual de cumprimento for igual ou maior que 100%, ou seja, se houver os julgamentos corresponderem à quantidade de processos distribuídos até 31/12/2016 e, no mínimo, mais 1 para os tribunais que tenham estoque processual. No caso de Santana, o ano ainda não terminou, porém, Ministério Público Estadual, Judiciário e Defensoria Pública trabalharam para que houvesse o resultado de 100% dos processos que tramitam na Comarca + 29 tendo sido julgados.
As metas nacionais de 2016 foram escolhidas pelos presidentes dos Tribunais brasileiros no 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, ocorrido nos dias 24 e 25 de novembro de 2015, em Brasília/DF. Fruto de aberta e participativa deliberação dos representantes dos órgãos que compõem o Poder Judiciário brasileiro, por meio da rede de Governança Colaborativa, as metas nacionais deste ano foram assumidas como passos importantes e indispensáveis à oferta de uma prestação jurisdicional efetiva, segura, célere e democrática.
Últimas notícias

Veículo furtado é achado abandonado em Matriz de Camaragibe

Após três dias preso, “Segurança do Amor” deixa a prisão no Sertão alagoano

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios convoca pacientes diabéticos para recadastramento

Mutirão de Cirurgias realiza mais uma etapa nesta sexta (18) em Palmeira dos Índios

Arapiraca implanta projeto de irrigação inteligente na Ciclovia do Trabalhador

Sefaz convoca mais de 7 mil contribuintes para regularização fiscal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
