Alagoas é o 4º em ranking dos estados que menos fizeram adoção no país

Alagoas possui 61 crianças disponíveis para adoção, mas somente 4 foram adotadas em todo o ano de 2016, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), coordenado pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O estado fica na frente apenas do Piauí,Tocantins e Amapá.
Em 2016, foram adotadas 1.226 crianças e adolescentes em todo o país por meio do CNA. Ao contrário de Alagoas, que foi o quarto estado que menos adotou, os estados com maior número de adoções foram Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul Minas Gerais e o vizinho, Pernambuco.
O número pode ser ainda maior, já que há possibilidade de atraso na comunicação das adoções realizadas ano passado. Hoje, de acordo com o CNA, há 7.158 crianças aptas à adoção e 38 mil interessadas em adotar.
“O CNA tem um papel muito importante, aqui há muitas crianças que não teriam sido adotadas sem ele”, diz a juíza Lídia Munhoz Mattos Guedes, titular da 1ª Vara de Infância e Juventude de Curitiba/PR.
Lídia Guedes disse que a busca ativa no cadastro, feita quando não há pretendentes na comarca ou no estado, tem permitido adoções, como a de uma criança do Paraná, com problemas cardíacos e pulmonares, precisando usar inclusive um cilindro de oxigênio, por um casal do Mato Grosso.
Outro caso foi a adoção de dois irmãos, um deles autista, por outro casal de fora do Paraná. “A maioria dos pretendentes não aceita crianças com problemas de saúde não-tratáveis”, diz a juíza.
Veja também
Últimas notícias

Colisão entre motocicletas deixa jovem de 29 anos ferido em Branquinha

Hospital Metropolitano se consolida como referência no tratamento do AVC em AL

CSBC 2025: Maceió será o palco do maior congresso de computação da América Latina

Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião

Detran amplia fiscalização e reduz em 36,87% casos de alcoolemia na Lei Seca

Mototaxista fica ferido após colisão com ônibus escolar na BR-104, em Murici
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
