Arapiraca

I Fórum Alagoano Trânsito Seguro ocorre nesta quinta (18) em Arapiraca

Evento tem o intuito de apresentar soluções para a mudança da realidade a respeito dos acidentes de trânsito com motociclistas na Região do Agreste

Por Assessoria 16/05/2017 11h11
I Fórum Alagoano Trânsito Seguro ocorre nesta quinta (18) em Arapiraca
Ação do Detran em Arapiraca - Foto: Divulgação

Em continuidade às ações alusivas ao movimento Maio Amarelo e com o propósito de apresentar para a sociedade soluções para a mudança da realidade a respeito dos acidentes de trânsito com motociclistas na Região do Agreste alagoano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  promove nesta quinta-feira (18), às 9h, no auditório do Planetário em Arapiraca, o I Fórum Alagoano Trânsito Seguro.
 
Com o tema: “Segurança para os motociclistas e a busca por uma mobilidade que preserve à vida”, o evento, que contará com diversas palestras ligadas ao tema, será marcado pela divulgação de dados de uma pesquisa piloto realizada na Hospital de Emergência do Agreste (HE), por técnicos do Detran/AL, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade de São Paulo (USP) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).       
 
O evento promovido pela equipe do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) terá como público-alvo empresários, estudantes, profissionais e autoridades da Justiça, Saúde, Segurança Pública, Educação, Trânsito e sociedade civil organizada.
 
Os interessados em participar do fórum deverão realizar a inscrição através do link: https://www.doity.com.br/1-forum-alagoano-transito-seguro.
 
Confira a programação:
 
9h20 Palestra Magna: Acidentes de Trânsito com Motociclistas, recortes da realidade da Unidade de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly – Arapiraca/AL
Prof.(a) Dra.  Ana Paula Nogueira da Universidade Federal de Alagoas -  Campus Arapiraca.

A exposição da professora Dra. Ana Paula versará sobre os resultados de Coleta de Dados Piloto para a pesquisa: “Substâncias psicoativas e demais fatores de riscos associados aos acidentes de trânsito com motociclistas no Estado de Alagoas”.  Grupo de pesquisa: Detran/AL, Ufal, USP e Sesau.

9h35 Painel: Análise, perspectivas e soluções para transformar a realidade demonstrada pelas pesquisas acadêmicas.

9h35 Renan Silva –  A mobilidade como meio de organização de uma cidade.

9h45 SMTT Arapiraca – A importância da SMTT para o planejamento do trânsito nas cidades.

9h55 Ações preventivas realizadas pelo Sest Senat – regional Arapiraca.

10h05 Edira Soares – Planejamento integrado de educação para o trânsito.

10h15  Antônio Monteiro – Planejamento integrado de engenharia de tráfego e fiscalização.