Alagoas

Funcionamento do IC em Arapiraca depende de solução jurídica

Instituto de Criminalística atenderá municípios do Agreste e do Sertão

Por 7 Segundos 26/06/2017 13h01
Funcionamento do IC em Arapiraca depende de solução jurídica
Deputados se reúnem com Rogério Teófilo - Foto: Assessoria

O funcionamento do Instituto de Criminalística (IC) em Arapiraca depende de solução jurídica para ser efetivado, conforme debate sobre o tema que ocorreu durante a reunião realizada nesta segunda-feira (26).

A abertura do órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) em Arapiraca reuniu deputados estaduais e o prefeito Rogério Teófilo na sede do governo municipal. “A prefeitura de Arapiraca é parceira desse processo, mas precisamos do respaldo legal, por isso que há o diálogo entre a Procuradoria do Município e a Procuradoria Estadual”, afirmou o gestor arapiraquense ao 7 Segundos.

Rogério Teófilo frisou também que parte dos custos com pessoal para atuar no IC em Arapiraca deverá ser bancada pelo município. Como a prefeitura destina atualmente 57% dos recursos que dispõe com sua folha de servidores e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impõe limite de gastos com pessoal de até 54%, o prefeito mostrou a impossibilidade de viabilizar o funcionamento do IC de forma imediata.

Tarcizo Freire

O deputado estadual Tarcizo Freire participou do encontro, destacando o trabalho dos parlamentares arapiraquenses e a disposição do prefeito em colaborar. “Rogério Teófilo está disposto a ajudar, mas da maneira que for legal”, disse Freire ao 7 Segundos.

Tarcizo destaca que o funcionamento do IC em Arapiraca já era cobrado por ele desde quando foi vereador. “Não é fácil para uma família que perdeu um ente querido ficar ao lado do corpo, esperando por 10, 12 horas pelo IC que vai atender, quando estiver funcionando aqui em Arapiraca, todos os municípios do Agreste e do Sertão”, completou o deputado critica o pagamento de aluguel para imóvel onde o IC já deveria estar funcionando em Arapiraca.

Freire destaca ainda que, com o IC funcionando na cidade mais importante do interior alagoano, haverá maior disponibilidade de policiais nas ruas, efetivo que não precisará resguardar a ‘cena do crime’ por tanto tempo. Assim como parentes de vítimas, policiais aguardam a presença da equipe da perícia oficial nos casos que exigem o trabalho do IC, pessoal deslocado de Maceió para onde for necessário.