Casa Museu Graciliano Ramos será revitalizada em Palmeira dos Índios
Museu ganhará estrutura moderna e interativa.

O prefeito Júlio Cezar, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Kátia Bogéa e a secretária de Cultura de Palmeira dos Índios, Isvânia Marques, assinaram nesta sexta-feira (04), no Iphan de Alagoas, em Maceió, uma importante Ordem de Serviço que vai, finalmente, revitalizar a Casa Museu Graciliano Ramos. Com isso, as peças e artigos que pertenceram ao “Velho Graça” irão ficar abrigados em uma estrutura moderna, onde serão exibidos trechos de filmes, livros e documentários referentes à obra e vida do escritor e ex-prefeito palmeirense. Tudo com bastante conteúdo, multimídia, vídeos, em um espaço com acessibilidade, lúdico e interativo, inclusive para crianças.
A obra das estruturas arquitetônica e física, que deve ficar pronta em até seis meses, está orçada em R$ 500 mil, sendo R$ 250 mil provenientes do Iphan e os outros 50% de contrapartida da Prefeitura de Palmeira. A secretária de Cultura Isvânia Marques fez uma apresentação de como está a Casa Museu nos dias de hoje e lembrou a importância do jornalista e escritor Valdemar de Souza Lima, contemporâneo de Graciliano, que em 1959 lutou contra a demolição da casa onde Graciliano Ramos viveu com a família. “Ele lutou para que a casa não fosse derrubada. Se isso tivesse acontecido, não teríamos hoje a Casa Museu Graciliano, que já foi tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, pelo seu valor histórico e cultural. Tudo que está acontecendo, agora, é mais do que justo e digno à memória do nosso ilustre escritor alagoano, e ex-prefeito de Palmeira. E também vai ser um presente para os palmeirenses e para os visitantes do mundo todo que frequentam a Casa Museu, inclusive a família do escritor”, destacou a secretária.
O superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio, reforçou a importância de Graciliano Ramos para Alagoas e o mundo. “Estamos reiniciando o processo de restauração da Casa, com um museu mais moderno e atrativo para a população. Graciliano tem uma importância incrível para nós e para o mundo. Poucas casas onde morou o seu artista ou escritor são tombadas, no Brasil. E a Casa Museu, em Palmeira, é uma delas. É um complexo cultural importante para a cidade e para o mundo”, declarou.
Para a presidente do Iphan em Brasília, Kátia Bogéa, assinar a Ordem de Serviço para revitalizar a Casa Museu Graciliano Ramos foi motivo de grande felicidade. “Hoje é um dia feliz. Nós não poderíamos deixar de atender a esse pedido de revitalizar a casa de Graciliano, que é um escritor ilustre e universal. Essa foi nossa obrigação e só não fazemos mais porque não podemos, mas o recurso já está liberado. O desafio é grande e Graciliano convida a todos para esse grande momento, em Palmeira. Teremos o maior prazer em estar na Feria Literária de Palmeira, que vai acontecer em outubro, justamente na semana dedicada ao Graciliano. E quero dizer que o prefeito Júlio pode contar conosco para isso também”, afirmou a presidente do Instituto.
O prefeito Júlio Cezar, emocionado, disse que a população de Palmeira espera, há oito anos, que a Casa Museu seja revitalizada e que os pertences e a memória de Graciliano ganhem o lugar de destaque que tanto merecem. “Não podemos esquecer que parte dos recursos para a reforma é de uma emenda parlamentar do senador Fernando Collor, que está aqui representado pela Ada Mello, que não mediu esforços em nos ajudar. Foi uma alegria rever a Kátia Bogéa, que podia escolher apenas um lugar em Alagoas para os projetos do Iphan e escolheu a Casa Museu Graciliano Ramos, em Palmeira. Tem quase uma década que o Iphan e o senador Collor tentavam tocar essa obra e não conseguiam, sempre tinha algo para emperrar. Mas em seis meses conseguimos destravar a obra e agora ela vai se tornar realidade. Em outubro teremos a feira literária de Palmeira e vamos fazê-la dentro da semana Graciliano Ramos. Um povo com cultura é um povo com identidade e queremos explorar isso também. Estamos muito felizes com tudo isso”, finalizou o prefeito.
Também estiveram presentes à solenidade de assinatura de Ordem de Serviço para a revitalização da Casa Museu Graciliano Ramos o presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira Júnior Miranda, a vereadora Adelaide França, o secretário municipal de Infraestrutura João Lessa, a secretária de Educação do município Alcineide Nascimento, técnicos das secretarias de Educação e de Cultura do município, a presidente do Rotary Clube de Palmeira Rita Maria Barbosa, representante da Academia de Letras e Artes do Nordeste Jorge Tenório Albuquerque, presidente da Academia de Ciências Letras e Artes de Penedo Moézio de Vasconcellos, presidente da Federação das Bandas de Música de Alagoas Luiz Paranhos, representante cultural de Palmeira Elias Henrique, o escritor Carlito Lima, entre outros convidados.
Veja também
Últimas notícias

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e ocultar corpo em geladeira

Audiência pública recebe sugestões de vereadores e sociedade civil para o PPA

Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

Parque no interior de SP é interditado após mortes por febre maculosa
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
