Rogério Teófilo lamenta morte do Mestre Nelson Rosa
Ícone da cultura popular arapiraquense faleceu nessa sexta-feira (15)
 
                            A cidade de Arapiraca perdeu um dos seus maiores incentivadores culturais. Nelson Rosa foi muito mais que isso, foi o responsável por abrir portas e caminhos para que a cultura arapiraquense ganhasse o mundo.
O prefeito Rogério Teófilo lamentou a morte do artista e relembrou um discurso feito na Câmara Federal em 2006, quando ainda era deputado.
Na época, a homenagem foi feita em forma de agradecimento, pelo trabalho realizado por Nelson em benefício da cultura e da tradição do povo agrestino.
“Arapiraca perde um Patrimônio Vivo da Cultura, um poeta popular, embolador e cantador de coco de roda. A morte de Nelson entristece todo um povo. Ele nos deixa como legado e exemplo de perseverança e dedicação ao folclore de nossa terra”, disse o prefeito.
Confira o trecho do discurso do então Deputado Federal Rogério Teófilo durante sessão realizada na Câmara em 6 de dezembro de 2006:
A defesa da tradição cultural é de suma importância para não deixar que os valores sucumbam no esquecimento. Esse trabalho é feito com entusiasmo e determinação por um homem simples da nossa região de Arapiraca. Seu nome é Nelson Vicente Rosa.
O conhecido Nelson Rosa conhece como poucos o Coco de Roda. Ele conserva os mesmos passos e cantigas que aprendeu ainda na década de 40, quando teve o seu primeiro contato com eles.
O coco, na região, começou com a construção de casas de taipa, nos idos de 1938, quando moradores do povoado onde reside, de Arapiraca, Sítio Fernandes, reuniam-se para aterrar o piso das construções feitas em barro e varas de madeira, como disse Nelson numa entrevista ao jornal Tribuna de Alagoas, no ano de 2001.
Nessa época eles trabalhavam na roça durante o dia e à noite faziam um mutirão, para ajudar a erguer as casas e aterrar o piso, em barro, acompanhado de tocadores de pandeiros, e assim animavam o pessoal, transformando esse ritual numa dança.
O Coco de Roda de Nelson Rosa é uma tradição desde 1979 em Arapiraca, apresentando-se em festivais de folclore, feiras de artesanato e festas juninas, inclusive na tradicional cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Pelo seu trabalho em benefício da cultura e da tradição e para a alegria do povo da nossa região é que registro o nome de Nelson Rosa nos Anais dessa Casa.
Muito obrigado.
Veja também
Últimas notícias
 
            Cria participa da Bienal do Livro de Alagoas com atividades lúdicas e oficinas para crianças
 
            Saúde Mental: Reforma do Caps Dr. Rostan Silvestre é concluída
 
            Oitava parcela do IPTU 2025 vence nesta sexta-feira (31); saiba como emitir as guias
 
            Bradesco fora do ar? Clientes reclamam de dificuldade em acessar o app
 
            Noiva confunde policiais com dançarinos eróticos durante chá de lingerie e vídeo viraliza
 
            Promotor mostra fotos de serial killer em túmulos: ‘maior assassino em série de Alagoas’
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            