Rogério Teófilo lamenta morte do Mestre Nelson Rosa
Ícone da cultura popular arapiraquense faleceu nessa sexta-feira (15)
A cidade de Arapiraca perdeu um dos seus maiores incentivadores culturais. Nelson Rosa foi muito mais que isso, foi o responsável por abrir portas e caminhos para que a cultura arapiraquense ganhasse o mundo.
O prefeito Rogério Teófilo lamentou a morte do artista e relembrou um discurso feito na Câmara Federal em 2006, quando ainda era deputado.
Na época, a homenagem foi feita em forma de agradecimento, pelo trabalho realizado por Nelson em benefício da cultura e da tradição do povo agrestino.
“Arapiraca perde um Patrimônio Vivo da Cultura, um poeta popular, embolador e cantador de coco de roda. A morte de Nelson entristece todo um povo. Ele nos deixa como legado e exemplo de perseverança e dedicação ao folclore de nossa terra”, disse o prefeito.
Confira o trecho do discurso do então Deputado Federal Rogério Teófilo durante sessão realizada na Câmara em 6 de dezembro de 2006:
A defesa da tradição cultural é de suma importância para não deixar que os valores sucumbam no esquecimento. Esse trabalho é feito com entusiasmo e determinação por um homem simples da nossa região de Arapiraca. Seu nome é Nelson Vicente Rosa.
O conhecido Nelson Rosa conhece como poucos o Coco de Roda. Ele conserva os mesmos passos e cantigas que aprendeu ainda na década de 40, quando teve o seu primeiro contato com eles.
O coco, na região, começou com a construção de casas de taipa, nos idos de 1938, quando moradores do povoado onde reside, de Arapiraca, Sítio Fernandes, reuniam-se para aterrar o piso das construções feitas em barro e varas de madeira, como disse Nelson numa entrevista ao jornal Tribuna de Alagoas, no ano de 2001.
Nessa época eles trabalhavam na roça durante o dia e à noite faziam um mutirão, para ajudar a erguer as casas e aterrar o piso, em barro, acompanhado de tocadores de pandeiros, e assim animavam o pessoal, transformando esse ritual numa dança.
O Coco de Roda de Nelson Rosa é uma tradição desde 1979 em Arapiraca, apresentando-se em festivais de folclore, feiras de artesanato e festas juninas, inclusive na tradicional cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Pelo seu trabalho em benefício da cultura e da tradição e para a alegria do povo da nossa região é que registro o nome de Nelson Rosa nos Anais dessa Casa.
Muito obrigado.
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Márcia anuncia construção de mais uma creche em São Luís do Quitunde
Comércio de drones motiva novas sanções dos EUA contra Irã e Venezuela
Deputada Gabi Gonçalves faz retrospectiva de 2025 e destaca ações realizadas em Alagoas
Jovem de 23 anos é assassinado a tiros em via pública na parte alta de Maceió
Prefeitura de Penedo orienta população sobre regras atualizadas da Farmácia Popular
Após Zé Felipe anunciar término, Virginia posta mensagem: "Roteiro de Deus"
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
