Arapiraca

[Vídeo] Centro de Negócios fortalece comunidade de baixa renda em Arapiraca

Projeto iniciado em 2014 é o único em atividade no estado de Alagoas

Por 7Segundos 12/12/2017 15h03
[Vídeo] Centro de Negócios fortalece comunidade de baixa renda em Arapiraca
Conjunto Brisa do Lago - Foto: Divulgação

Um projeto de inclusão social desenvolvido em comunidade de baixa renda na cidade de Arapiraca, Agreste alagoano, é exemplo para toda a região Nordeste. Lançado em 2014, o trabalho financiado com recursos do governo federal e desenvolvido em parceria com a prefeitura aposta no empreendedorismo dos moradores do residencial Brisa do Lago.

Instalados em um galpão cedido pela prefeitura para a Associação dos Empreendedores do Brisa do Lago (Assem), dez diferentes tipos de atividade funcionam no imóvel agora identificado como Centro de Gestão dos Negócios do Brisa do Lago, localizado na Rua Cacilda Soares da Silva, bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas

O começo desse trabalho foi revelado ao 7 Segundos por Alex Amaro, presidente da Assem.

“A Assem nasceu de um projeto chamado Dist, Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território, que foi financiado com recursos do Fundo Sócio Ambiental da Caixa e do governo federal para formar vários empreendedores no residencial”, informa Alex sobre o trabalho que atende moradores do Brisa do Lago.

“Esse projeto foi iniciado em 2014 e houve todo um processo para chegar até esse galpão que agora deixa de ser só um galpão para se tornar o Centro de Gestão dos Negócios do Brisa do Lago que vai alocar dez empreendimentos, os quais estão ligados à Assem”, diz o presidente da associação.

Segundo Alex, os empreendedores foram capacitados e tiveram acesso a financiamento pelo fundo sócio ambiental.

A ideia é fortalecer a economia das famílias que moram no Brisa do Lago, sem que elas precisem sair da própria comunidade já contemplada com serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, lazer e segurança.

De forma solidária e colaborativa, o projeto abre possibilidades para quem pretende desenvolver uma ideia que gere renda. “Nós temos o nosso banco comunitário para quem tem vontade de ser empreendedor, mas não tem recursos”, explica Alex Amaro.

“A ideia é fortalecer a economia local e fazer novos empreendedores, estender para o Vale do Perucaba”, frisa o líder comunitário.

“Isso aqui é a prova de que comunidade de baixa renda não é só droga, criminalidade, a gente está provando que aqui tem pessoas honestas, que trabalham e querem algo com a vida, com a comunidade e com a sociedade”, ressaltou sobre o projeto único de Alagoas e com outro do mesmo modelo sendo instalado em Rio Largo. No Nordeste, apenas Salvador também tem a mesma filosofia em atividade.

O Centro de Gestão de Negócios do Brisa do Lago funciona em horário comercial, com dez salas para empreendedores de atividades diversas e possibilidade de receber cursos noturnos para comunidade, próximo passo do que está sendo planejado pela Assem.