Ataques de escorpiões ultrapassam 900 casos por ano em Arapiraca
Maioria dos ataques acontece dentro das casas das vítimas
O verão é a estação do ano que registra a maior incidência dos ataques de escorpiões. Mas parece que as mudanças climáticas não fazem diferença para o animal peçonhento em Arapiraca, município do Agreste alagoano que registra média que varia de 900 a mil casos de pessoas atacadas por ano.
“A literatura mostra que os escorpiões parecem nos meses mais quentes do ano, mas aqui em Arapiraca a gente tem registro de casos durante todo o ano”, informa Ana Lúcia Alves Lima, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, frisando que março o mês com maior número de notificações.
O combate à praga que invade casas, principalmente na área urbana da cidade, está relacionado ao acúmulo de lixo e entulhos. Primavera e Brasília são os bairros arapiraquenses que lideram as ocorrências relacionadas ao ataque que pode causar a morte de uma pessoa.
“A gente percebe que é uma questão mais ligada ao ambiente, de limpeza do local porque o escorpião sempre é encontrado onde existe lixo, entulho, madeira e restos de material acumulado”, explica a responsável pelo setor que faz alerta à população.
“Não é um trabalho só de saúde ou de limpeza urbana da prefeitura porque esses entulhos estão dentro das residências”, destaca Ana Lúcia ao repórter Jânio Barbosa, destacando que a maioria dos acidentes envolvendo escorpião ocorrem dentro das casas das vítimas.
A orientação para a população é feita principalmente pelo setor de promoção à saúde do município. A Vigilância Epidemiológica também revela preocupação com os animais de ruas, principalmente cães por causa da transmissão da raiva, chamando a atenção dos donos dos animais para o cuidado com os cães.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
