Arapiraca

Eleição da Facomar pode ser cancelada

Presidente eleito em novembro, Thiago da Brita, diz não ter sido informado sobre ação

Por 7Segundos | Claudemir Calixto 09/01/2019 12h12
Eleição da Facomar pode ser cancelada
Sede da Facomar - Foto: Arapiraca News/Cortesia

A eleição que elegeu a nova diretoria da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), realizada no dia 27 de novembro de 2018 pode ser cancelada. A informação foi confirmada pelo ex presidente Brás de Farias, que afirmou ter impetrado, na justiça, uma ação pedindo a anulação do pleito, que elegeu Thiago Aguiar, conhecido como Thiago da Brita, com 16 votos.

Se o pedido for deferido, uma nova eleição será realizada, e novos nomes podem surgir na disputa. A nova diretoria, eleita em novembro, e que pode ser dissolvida pela justiça, é composta por pelo presidente Thiago da Brita; vice presidente, Barbozinha; 1ª Secretária, Maria Cícera Porfírio Alves Nunes; 2ª Secretária, Maria Cícera Silva de Andrade; 1ª Tesoureira, Maria Batista; 2ª Tesoureira, Alexssandra Maria Ferreira de Holanda.

Ao confirmar ter ajuizado, na justiça a, ação pedido a anulação da eleição, o ex presidente Brás, não revelou os motivos que embasam a sua contestação. Questionado pelo 7Segundos sobre a ação e os possíveis pontos de contestação do pleito que o elegeu, Thiago da Brita disse que desconhece o processo, e que, caso haja, ainda não foi comunicado oficialmente.

 

Entenda o caso

No último dia 27 de novembro de 2018, Thiago da Brita foi eleito como novo presidente da FACOMAR. O processo eleitoral aconteceu sob denúncias de manipulação política e irregularidades, apontadas pelo presidente a época, Brás de Farias.

Naquele mopmento, o ex presidente procurou o portal 7Segundos para denunciar a Prefeitura de Arapiraca de abuso do poder político praticado por autoridade da gestão municipal no caso envolvendo a disputa pelo comando da entidade.

Brás se disse indignado com o que ele chamou de perseguição, chantagem e ameaças supostamente praticadas por secretários e assessores diretos do prefeito Rogério Teófilo dirigidas a alguns líderes comunitários.

“O prefeito e seus assessores estão maquinando todo tipo de coisas e fazendo um jogo sujo. Será uma eleição de Davi contra Golias, mas a vontade do povo no final prevalecerá”, disparou na semana que antecedeu a eleição, Brás de Farias.

Thiago da Brita, por sua vez, reagiu afirmando que o processo eleitoral seguiu todos os tramites legais, e que seu concorrente perdeu o prazo pra poder se candidatar e disputar a eleição.

Ele disse que, nas últimas horas que antecederam o pleito, aliados do então atual presidente passaram a compor a sua chapa por concordarem com o que ele pensar sobre uma nova administração entidade.

Depois de quase dois meses da realização do pleito, nesta terça-feira (09), o ex presidente informou ter entrado com ação na justiça para tentar anular a eleição.

Na ocasião do pleito, Brás denunciou ser vítima do  que chamou de “interferências politicas externas”. “Estou dando o nome aos bois por que essas pessoas sabem muito bem do que estou falando e não vamos admitir questões políticas e partidárias dentro do movimento comunitário”, arrematou o presidente da Facomar

 O ex-presidente atacou, na ocasião, o prefeito Rogério Teófilo, por entender que o gestor tentou interferir na eleição da associação. “Esse prefeito esqueceu o movimento comunitário e passou dois anos sem fazer nada pelo povo. Agora, às vésperas da eleição, na calada da noite, ele manda seus emissários, a pedido do secretário Lenine e da Edina Pereira, fazer visitas e promessas de emprego com ameaças aos nossos eleitores”, afirmou.