Eleição da Facomar pode ser cancelada
Presidente eleito em novembro, Thiago da Brita, diz não ter sido informado sobre ação

A eleição que elegeu a nova diretoria da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), realizada no dia 27 de novembro de 2018 pode ser cancelada. A informação foi confirmada pelo ex presidente Brás de Farias, que afirmou ter impetrado, na justiça, uma ação pedindo a anulação do pleito, que elegeu Thiago Aguiar, conhecido como Thiago da Brita, com 16 votos.
Se o pedido for deferido, uma nova eleição será realizada, e novos nomes podem surgir na disputa. A nova diretoria, eleita em novembro, e que pode ser dissolvida pela justiça, é composta por pelo presidente Thiago da Brita; vice presidente, Barbozinha; 1ª Secretária, Maria Cícera Porfírio Alves Nunes; 2ª Secretária, Maria Cícera Silva de Andrade; 1ª Tesoureira, Maria Batista; 2ª Tesoureira, Alexssandra Maria Ferreira de Holanda.
Ao confirmar ter ajuizado, na justiça a, ação pedido a anulação da eleição, o ex presidente Brás, não revelou os motivos que embasam a sua contestação. Questionado pelo 7Segundos sobre a ação e os possíveis pontos de contestação do pleito que o elegeu, Thiago da Brita disse que desconhece o processo, e que, caso haja, ainda não foi comunicado oficialmente.
Entenda o caso
No último dia 27 de novembro de 2018, Thiago da Brita foi eleito como novo presidente da FACOMAR. O processo eleitoral aconteceu sob denúncias de manipulação política e irregularidades, apontadas pelo presidente a época, Brás de Farias.
Naquele mopmento, o ex presidente procurou o portal 7Segundos para denunciar a Prefeitura de Arapiraca de abuso do poder político praticado por autoridade da gestão municipal no caso envolvendo a disputa pelo comando da entidade.
Brás se disse indignado com o que ele chamou de perseguição, chantagem e ameaças supostamente praticadas por secretários e assessores diretos do prefeito Rogério Teófilo dirigidas a alguns líderes comunitários.
“O prefeito e seus assessores estão maquinando todo tipo de coisas e fazendo um jogo sujo. Será uma eleição de Davi contra Golias, mas a vontade do povo no final prevalecerá”, disparou na semana que antecedeu a eleição, Brás de Farias.
Thiago da Brita, por sua vez, reagiu afirmando que o processo eleitoral seguiu todos os tramites legais, e que seu concorrente perdeu o prazo pra poder se candidatar e disputar a eleição.
Ele disse que, nas últimas horas que antecederam o pleito, aliados do então atual presidente passaram a compor a sua chapa por concordarem com o que ele pensar sobre uma nova administração entidade.
Depois de quase dois meses da realização do pleito, nesta terça-feira (09), o ex presidente informou ter entrado com ação na justiça para tentar anular a eleição.
Na ocasião do pleito, Brás denunciou ser vítima do que chamou de “interferências politicas externas”. “Estou dando o nome aos bois por que essas pessoas sabem muito bem do que estou falando e não vamos admitir questões políticas e partidárias dentro do movimento comunitário”, arrematou o presidente da Facomar
O ex-presidente atacou, na ocasião, o prefeito Rogério Teófilo, por entender que o gestor tentou interferir na eleição da associação. “Esse prefeito esqueceu o movimento comunitário e passou dois anos sem fazer nada pelo povo. Agora, às vésperas da eleição, na calada da noite, ele manda seus emissários, a pedido do secretário Lenine e da Edina Pereira, fazer visitas e promessas de emprego com ameaças aos nossos eleitores”, afirmou.
Últimas notícias

Prefeitura faz interdição temporária em parte da calçada atingida por desabamento de muro no Lago Goiti

Prefeita de Palmeira dos Índios busca novas parcerias com a Caixa Econômica em Maceió

Vacinação contra a meningite bacteriana é ampliada em Penedo para crianças de 12 meses

1ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres mobiliza Penedo e fortalece vozes femininas

Filme dirigido por arapiraquense Tarcísio Ferreira traz olhar poético sobre diversidade

Governo de Alagoas abre edital para ampliar vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
