Educação

Alunos de escola em povoado de Cacimbinhas são finalistas em feira científica

Projeto terá destaque na Milset 2019 que conta com participação de estudantes de países da América Latina

Por Patrícia Bastos 21/02/2019 12h12
Alunos de escola em povoado de Cacimbinhas são finalistas em feira científica
Professor e alunos já apresentaram projeto em outras exposições científicas - Foto: Divulgação

Um projeto de pesquisa conduzido por alunos do Ensino Fundamental na escola José Calado Cavalcante, no povoado Minador do Lúcio, na zona rural de Cacimbinhas será exposto junto a projetos desenvolvidos por estudantes de outros países da América Latina na Expo Nacional Milset Brasil 2019, que acontece no final de maio em Fortaleza (CE).

Os estudantes Maria Aparecida, José Guilherme e Marcos fizeram uma pesquisa sobre a redução da acidez do solo com a adição de carbonato de cálcio, orientados pelos professores André Souza e Jenivaldo Barbosa. A pesquisa tem como objetivo aumentar a fertilidade do solo no Sertão e melhorar a produtividade agrícola.

O projeto desenvolvido pelos alunos da escola da rede municipal será exposto junto a projetos desenvolvidos por estudantes de vários Estados e também da Argentina, México, Uruguai e Paraguai.

"Estamos orgulhosos dos nossos alunos e sentimo-nos privilegiados por mais uma seleção de trabalhos de nossos educandos. Gostaríamos de externar nossos agradecimentos à prefeitura de Cacimbinhas, a direção e coordenação da escola, aos professores, alunos e demais profissionais pelo apoio. Estamos contemplando o reconhecimento das pesquisas realizadas por alunos de uma instituição pública no interior do Estado. Os projetos de pesquisa mudaram o cotidiano dos educandos, trazendo benefícios ao conhecimento técnico-científico e um sublime papel social", afirmou o professor André Souza.

A Expo Milset é promovida pela Associação pelo Movimento e Aprendizagem no Brasil e faz parte de uma organização não-governamental presente em 115 países, que promove exposições nacional e uma feira mundial, com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico estudandil.