Defesa de Lula pede progressão de pena para o ex-presidente
Se aprovado, Lula poderá exercer atividade autorizada e passar a noite em casa
Na noite desta sexta-feira (10), por volta das 23h (horário de Brasília), os advogados do ex-presidente Lula deram entrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no pedido de progressão da pena para o regime aberto. A informação foi antecipada pelo blog do jornalista Kennedy Alencar.
Condenado há 12 anos e 1 mês de prisão em abril de 2018, Lula teve sua pena reduzida pelo STJ, no mês passado, para 8 anos e 10 meses. Caso o STJ concorde com a solicitação, Lula poderá frequentar cursos ou exercer qualquer outra atividade autorizada durante o dia e recolher-se à noite à sua casa.
A redução da pena , inclusive, foi utilizada pelo advogados para corroborar a solicitação, uma vez que o presidente já teria cumprido mais de um ano de prisão e teria direito ao regime aberto: “Diante da (conhecida) inexistência de estabelecimento compatível, faz-se necessário, desde logo, a fixação”.
Apesar da solicitiação, a defesa fez questão de ressaltar que não abriu mão de anular o processo e garantir a absolvição do ex-presidente: “Não se busca somente a remodelação da pena ou a modificação do regime inicial de cumprimento, mas a absolvição plena”.
“O recurso demonstra que o STJ deixou de analisar (omissão) aspectos fundamentais das teses defensivas, como, por exemplo, o fato de que Lula não praticou qualquer ato inerente à sua atribuição como Presidente da República (ato de ofício) para beneficiar a OAS e não recebeu qualquer vantagem indevida”, afirmou a defesa de Lula .
Veja também
Últimas notícias
Casamento Coletivo: cartórios alagoanos formalizaram mais de 800 uniões em 2025; veja como participar
Sine disponibiliza 3,3 mil vagas de emprego com carteira assinada em Alagoas
Após soluços à noite, Bolsonaro está estável e fará novo procedimento médico hoje
Caixa começa a pagar saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário
Homem agride companheira com tapa no rosto e foge em Maragogi
Homem é esfaqueado por ex-companheiro da namorada em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
