Defesa de Lula pede progressão de pena para o ex-presidente
Se aprovado, Lula poderá exercer atividade autorizada e passar a noite em casa

Na noite desta sexta-feira (10), por volta das 23h (horário de Brasília), os advogados do ex-presidente Lula deram entrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no pedido de progressão da pena para o regime aberto. A informação foi antecipada pelo blog do jornalista Kennedy Alencar.
Condenado há 12 anos e 1 mês de prisão em abril de 2018, Lula teve sua pena reduzida pelo STJ, no mês passado, para 8 anos e 10 meses. Caso o STJ concorde com a solicitação, Lula poderá frequentar cursos ou exercer qualquer outra atividade autorizada durante o dia e recolher-se à noite à sua casa.
A redução da pena , inclusive, foi utilizada pelo advogados para corroborar a solicitação, uma vez que o presidente já teria cumprido mais de um ano de prisão e teria direito ao regime aberto: “Diante da (conhecida) inexistência de estabelecimento compatível, faz-se necessário, desde logo, a fixação”.
Apesar da solicitiação, a defesa fez questão de ressaltar que não abriu mão de anular o processo e garantir a absolvição do ex-presidente: “Não se busca somente a remodelação da pena ou a modificação do regime inicial de cumprimento, mas a absolvição plena”.
“O recurso demonstra que o STJ deixou de analisar (omissão) aspectos fundamentais das teses defensivas, como, por exemplo, o fato de que Lula não praticou qualquer ato inerente à sua atribuição como Presidente da República (ato de ofício) para beneficiar a OAS e não recebeu qualquer vantagem indevida”, afirmou a defesa de Lula .
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
