Arapiraca

Agentes da SMTT de Arapiraca paralisam atividades a partir deste sábado (1)

Os agentes reivindicam melhores salários

Por 7 segundos com assessoria 31/01/2020 18h06
Agentes da SMTT de Arapiraca paralisam atividades a partir deste sábado (1)
Agentes de trânsito estenderam faixa e fizeram um minuto de silêncio em protesto - Foto: divulgação

O Sindatran- Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito de Alagoas- confirmou que os agentes da SMTT de Arapiraca irão paralisar suas atividades nos dias 01,02 e 03 de fevereiro. Apenas 30% do efetivo estará trabalhando, segundo informou o presidente da entidade, José Glauco de Oliveira Andrade.

Leia a Nota:

Informamos à população de Arapiraca que os Agentes Municipais de Trânsito paralisarão as atividades de fiscalização ostensiva de trânsito nos próximos dias 01, 02 e 03 de Fevereiro. Para que a população não fique desassistida, salientamos que 30% do efetivo do dia estará à disposição para atendimento de situações de emergência e acidentes com vítimas.

A iminente paralisação é fruto do descaso da atual Gestão Municipal em relação a categoria dos Agentes de Trânsito, que tem tentado, sem êxito, uma reunião com o Prefeito Rogério Teófilo, como bem ilustra os ofícios 23/2019, 28/2019 e 01/2020, todos devidamente protocolados. Também fora protocolado ofício 24/2019, endereçado ao Secretário de Gestão Pública, Antônio Lenine, da mesma forma não atendido.

Esclarecemos que desde o início da gestão de Rogério Teófilo a categoria, por meio de seus representantes, vem tentando dialogar, no sentido de cobrar a implementação das promessas realizadas na campanha eleitoral, quais sejam: a implantação do plano de carreira ou a mudança de nível, com vistas a melhorar o salário base dos Agentes de Trânsito da SMTT.

O acordo foi costurado, inclusive, com a participação da vereadora Aurélia Fernandes, que fez a indicação nº 442/2019 aprovada na Câmara de Vereadores solicitando do Prefeito meios para criação do plano de carreira dos Agentes da SMTT. Todavia, também não obteve resposta da Prefeitura.

Diante da ausência de respostas e do descaso, a categoria dos Agentes de Trânsito deflagraram, em assembleia realizada no dia 13/12/2019, uma operação padrão que perdura 50 dias, e até o presente momento não obteve nenhuma resposta da Gestão Municipal.

Tratam-se de reivindicações legítimas e que, sobretudo, obedecem a legalidade.

A título de informação, os Agentes de Trânsito de Arapiraca possuem um dos menores salários dos municípios de Alagoas, ficando atrás de municípios de menor porte como Coruripe, Palmeira dos Índios e Penedo.

Ademais, Arapiraca quando comparadas com outras cidades do Nordeste, excetuadas as capitais, possui um PIB forte, população densa e uma frota de veículos considerável.

Portanto, mostra-se premente a valorização da categoria dos Agentes de Trânsito que são fundamentais para ordenação e segurança do trânsito.