Sertão

[Vídeo] Nível do rio sobe e famílias são resgatadas em Santana do Ipanema

Ribeirinhos em Poço das Trincheiras também ficaram ilhados

Por 7Segundos, com Alagoas na Net 30/03/2020 07h07
[Vídeo] Nível do rio sobe e famílias são resgatadas em Santana do Ipanema
Nível do Rio Ipanema sobe e famílias são resgatas em Santana do Ipanema - Foto: Redes sociais

Após 12 horas consecutivas de chuvas durante o domingo (29), em Santana do Ipanema, no Sertão alagoano o nível do rio Ipanema,  subiu e atingiu 4.60m - que é considerado o limíte para o risco de inundação.  acendendo o alerta das autoridades municipais. 

Com o risco de uma nova enchente, o corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL)  iniciou, na madrugada desta segunda (30)  o processo de evacuação da famílias que moram as margens do rio nos municipios de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras. Vale lembrar, que na última quarta-feira (25), Santana do Ipanema sofreu a primeira cheia com o transbordamento do riacho Camuxinga.

De acordo com as primeiras informações, o aumento do nível do rio na madrugada desta segunda,  também ocorreu devido a um rompimento de uma barragem em Pernambuco. A Defesa Civil de Arcoverde informou que a correnteza das águas seguiu o curso pelos municípios de Mimoso, Pesqueira e Águas Belas, desaguando no rio Ipanema. 

Ainda de acordo com a Defesa Civil , até a próxima quinta-feira (02) o nível das água do rio deve aumentar trazendo maiores riscos de alagamento , e por isso, a necessidade urgente de retirar os ribeiros de suas residências.

                                                         

Suspensão de energia e comércio  inundado 

Em função dos alagamentos e para evitar o risco de acidentes com fiação elétrica que foram danificadas, as autoridades municipais solictaram à Equatorial Energia Alagoas a suspensão de todo  o fornecimento de energia em Santana do Ipanema e de alguns municípios circunvizinhos que também foram atingidos pela cheia.

O CBMAL informa que as chamadas de socorro pelos números 192 e 190 da PM não estão funcionando devido ao corte de energia elétrica. Quem precisar ligar para essas instituições deve entrar em contato pelo 9 8833-8551.  

Com a cheia desta madrugada parte da correnteza ficou represada no riacho Camoxinga, o que provocou o alagamento não somente das áreas ribeirinhas mas também de vários bairros em Santana, inclusive da área do comerciol 

Na manhã de hoje, comerciantes não puderam abrir os estabelecimentos comerciais pq o nível da agua atingiu mais de um metro, provocando inúmeros prejuizos em lojas do gênero alimentício, calçados, roupas, dentre outros .

De acordo com moradores, um das ruas que também teve o acesso inviabilizado devido a enchete foi a do Hospital Clodolfo Rodrigues. Funcinários que iriam assumir o plantão na manhã desta segunda não puderam chegar até a unidade hospitalar com a rua completamente alagada.

O CBMAL, a Defesa Civl e a Polícia Militar estão trabalhando desde as 3h da manhã para orientar a população sobre os riscos de permaneceram em casa. As pontes na BR 316 e AL 105 estão interditadas. As autoridades orientam aos condutores de veículos, especialmente os caminhoneiros, que não trafegam em direção a essa região até que seja informado que o nível das águas estejam reduzidos. Há um risco de desabamento das pontes.