Covid-19: o que se sabe sobre uso de ar-condicionado e risco de contágio
Falta de ventilação natural mantém gotículas contaminadas mais tempo em suspensão
Com a chegada da primavera, o calor aumenta. Os dias mais quentes são um convite para o uso do ar-condicionado, principalmente se o ambiente tiver pouca circulação de ar natural. Mas, com o coronavírus por aí, o aparelho deve ser evitado sempre que possível.
O fato de usar o ar-condicionado não representa risco, mas a falta de circulação de ar aliada a um espaço em que convivem diferentes indivíduos, sim. Ao falar, tossir, espirrar, cantar ou mesmo respirar, as pessoas doentes eliminam gotículas e aerossóis, que ficam suspensos no ar por algum tempo. Em ambientes fechados, com pouca circulação de ar, como os escritórios e as salas de aula, as partículas permanecem mais tempo em suspensão.
A médica infectologista Joana Darc Silva, professora no curso de medicina do UniCeub, lembra que nem sempre os sistemas de ar-condicionado fazem trocas do ar com o ambiente externo. Alguns aparelhos apenas refrigeram o espaço, “reciclando” o ar do ambiente. O expediente faz com que partículas depositadas em superfícies se elevem, aumentando o risco de infecções.
O ideal é manter o ambiente ventilado naturalmente com as janelas abertas. Mas, quando isso não for possível, o aparelho deve ser higienizado adequadamente e os filtros precisam ser trocados com frequência. “Revise com sua empresa se o cronograma de limpeza está sendo cumprido e se os filtros estão sendo trocados segundo a recomendação do fabricante”, sugere a infectologista.
A médica destaca um outro aspecto importante para conter a contaminação: o comportamental. “Evite trabalhar se estiver com sintomas. Mantenha sempre a etiqueta respiratória – cobrindo a boca e o nariz com o antebraço ao tossir – e a higiene das mãos. Também aumente a limpeza de superfícies”, ensina.
Últimas notícias
Maceió celebra virada do ano com programação do Réveillon de Todos Nós
Bell Marques comanda arrastão na orla marítima no primeiro dia do ano em Maceió
Maceió não registra acidentes fatais por eventos climatológicos em 2025
Corpo não identificado é encontrado em Ibateguara
Mega da Virada: Apostas para prêmio de R$ 1 bilhão acabam em cinco dias
Mulher é morta a facadas na Ponta Verde; homem em situação de rua é apontado como suspeito
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
