Eleições

Até final do dia, TRE deve registrar oito candidaturas à prefeitura de Arapiraca

Fabiana já consta na lista; Gilvânia Barros protocolou registro pela manhã e Lindomar Ferreira deve fazê-lo até a noite

Por 7Segundos 25/09/2020 12h12
Até final do dia, TRE deve registrar oito candidaturas à prefeitura de Arapiraca
Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, símbolo da cidade de Arapiraca - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

Após meses de especulação, o sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Regioal Eleitoral mostram que a eleição majoritária em Arapiraca está longe de ser polarizada. Até o final da manhã desta sexta (25), véspera do prazo final para registro de candidatura já constam os nomes de Cláudio Canuto (Patriota), Fabiana Pessoa (Republicanos), Hector Martins (Cidadania), Luciano Barbosa (MDB), Odilon Tenório (PMN) e Tarcizo Freire (PP).

Além desses seis, Gilvânia Barros (Solidariedade) já protocolou o registro de candidatura e espera que os dados dela passem a constar no DivulgaCand nas próximas horas, segundo o presidente do partido, Ted Pereira. E Lindomar Ferreira (PSOL), que enfrentou a morte do pai na quinta (24), afirmou ao 7Segundos que até o fim do dia deve concluir o processo de registro da candidatura.

Com isso, Arapiraca terá oficialmente oito chapas disputando a eleição para a prefeitura, o dobro da quantidade da última eleição municipal, que foi vencida por Rogério Teófilo e disputada também por, Ricardo Nezinho (MDB), Tarcizo Freire e Lindomar Ferreira.

Todas as seis que constam no sistema permanecem em situação de "aguardando julgamento", porque o TRE ainda não decidiu pelo deferimento ou indeferimento das candidaturas. Na cidade, as atenções estão voltadas para a situação de Luciano Barbosa, que registrou candidatura para prefeito à revelia dos caciques do partido, que promovem uma reunião nesta sexta (25) com o propósito de dissolver o diretório do MDB em Arapiraca e consequentemente tornar inválida a candidatura do vice-governador. Os advogados dele estão prontos para ir "até o fim" para que o nome de Luciano possa constar nas urnas de votação.

Barbosa não é o único político de mandato que pleiteia o poder Executivo do segundo maior colégio eleitoral de Alagoas. Fabiana Pessoa, que assumiu há menos de dois meses, devido o falecimento do prefeito Rogério Teófilo disputa para ser reeleita. O registro de candidatura da política, que cumpriu um mandato como vereadora entre 2012 a 2016, ficou disponível no DivulgaCand na manhã desta sexta-feira (25). 

Outro político experiente que está na disputa é Tarcizo Freire, que ingressou na carreira em 2004 como vereador, é deputado estadual desde 2014 e disputa pela segunda vez a eleição para prefeito. A eles se juntam também Gilvânia Barros, que tem longa carreira na Câmara Municipal e antes de ser anunciada como cabeça da chapa puro-sangue do Solidariedade, tendo como vice Marcos Senta, foi sondada por vários outras legendas partitárias.

O aposentado Odilon Tenório, que tem como vice Brunna Tenório, segue para a quinta disputa eleitoral, mas não chegou a exercer nenhum mandato. Em 2004 disputou a primeira eleição como vereador e já chegou a concorrer também como deputado federal. Nas últimas eleições municipais, em 2016, ele disputou uma vaga na Câmara de Vereadores e chegou à suplência pelo PTC. Situação parecida é a de Lindomar Ferreira, que na eleição de 2016 também se candidatou à prefeitura de Arapiraca e obteve 1.801 votos.

A disputa é completada por outros dois candidatos que pela primeira vez disputam mandato eletivo. Os advogados Hector Martins e Cláudio Canuto, que já se enfrentaram nas urnas anteriormente, na disputa para a presidência da OAB/Arapiraca. Hector levou a melhor, foi eleito duas vezes para o cargo, que dei visibilidade e fez com que sua candidatura à prefeitura passasse a circular nos bastidores políticos há mais de um ano.