Política

Luciano, Hector, Cláudio, Lindomar: como foi o debate dos candidatos em Arapiraca

Confira detalhes das propostas apresentadas durante o debate realizado pelo Portal 7Segundos

Por 7Segundos 12/11/2020 21h09 - Atualizado em 13/11/2020 07h07
Luciano, Hector, Cláudio, Lindomar: como foi o debate dos candidatos em Arapiraca
Candidatos participaram do debate promovido pelo Portal 7Segundos - Foto: 7Segundos

Os candidatos Hector Martins (Cidadania), Cláudio Canuto (Patriota), Luciano Barbosa e Lindomar Ferreira participaram nesta quinta-feira (12) do debate realizado pelo Portal 7Segundos com os candidatos a prefeitura de Arapiraca. Já os candidatos Fabiana Pessoa( Republicanos) Tarciso Freire ( PP) e Gilvânia Barros ( Solidariedade) se ausentaram do evento. 

De início, cada candidato comentou sobre sua propostas para a prefeitura do município de Arapiraca caso assuma a gestão.

O primeiro a falar foi Hector Martins, que reforçou seu posicionamento contra a “velha política” e por uma nova Arapiraca. Logo após, Cláudio Canuto falou sobre sua profissão como advogado e da coragem para assumir o cargo. 

Já o candidato Luciano Barbosa lembrou suas duas gestões na cidade, sua experiência em gestões públicas e agradeceu pela volta do direito a candidatura. Por fim o candidato Lindomar Ferreira afirmou que seu principal objetivo é acabar com as desigualdades. Ele também foi o único candidato a comentar sobre a pandemia a Covid-19 como prioridade no plano de governo.

Primeiro Bloco 

No primeiro bloco os candidatos responderam as perguntas dos internautas sobre temas como saúde, educação e transporte. 

Nesse momento, o candidato Luciano Barbosa, ao responder uma pergunta sobre segurança pública, afirmou que pretende, a curto prazo, diminuir a criminalidade com o reforço da iluminação pública e o desenvolvimento da guarda municipal. Ele também lembrou que a principal arma contra a criminalidade é a educação, e explicou que pretende investigar no ensino básico caso assuma o cargo. 

Já o candidato Cláudio Canuto comentou sobre a mobilidade pública e afirmou que pretende realizar uma licitação para o aumento da frota de ônibus na cidade. 

Um outro tema discutido no bloco foi a geração de empregos para a juventude, que foi comentada pelo candidato Hector Martins, que se comprometeu com a criação de um centro para a juventude que contará com oportunidades de capacitação e com planos para a aproximação das vagas de emprego da cidade com essa parcela da população.

Segundo Bloco

No segundo bloco cada candidato respondeu a uma pergunta de um representante da sociedade civil. 

Durante o bloco o candidato Hector Martins comentou sobre a saúde pública do estado durante a pandemia e lembrou a falta de um hospital de campanha em Arapiraca. Ele também afirmou que pretende reaparelhar o Laboratório de Análises Clínicas Dr. Elder Lins (LACEL). 

Outro tema presente nas perguntas foi o comércio local. Sobre o assunto o candidato Cláudio Canuto afirmou que pretende aumentar o número de estacionamentos na cidade e fortalecer a agricultura familiar para fortalecer o setor rural. Também sobre a área comercial da cidade, o candidato Luciano Barbosa comentou sobre a criação de um calendário cultural e do desenvolvimento do comércio durante suas gestões na prefeitura de Arapiraca. 

Por fim o candidato Lindomar, ao responder sobre a educação durante a pandemia, afirmou que, caso assuma a prefeitura, não pretende retomar as aulas presenciais até o fim da pandemia e que deve desenvolver uma plataforma de educação à distância caso assuma o prefeitura.

Quarto e quinto bloco

Nesses blocos os candidatos realizaram perguntas entre si e discutiram temas importantes sobre a gestão da cidade, como saúde pública, segurança, educação e infraestrutura. 

Confira matérias sobre o debate entre os candidatos: 

"Arapiraca não tolera mais a velha política", diz Hector 23

Luciano e Hector travam embate mais acirrado sobre segurança pública

Debate 7Segundos: Candidatos discutem projetos para Arapiraca

Sexto Bloco 

No último bloco, cada candidato finalizou sua fala ao comentar suas propostas de gestão para a cidade de Arapiraca.