Economia

Correntistas do BB não poderão mais fazer transações em lotéricas a partir desta quarta

O motivo é o encerramento da parceria do BB com a Caixa Econômica Federal

Por Congresso em Foco 18/11/2020 08h08
Correntistas do BB não poderão mais fazer transações em lotéricas a partir desta quarta
Correntistas do BB não poderão mais fazer transações em lotéricas a partir desta quarta - Foto: Paulo Pinto / Fotos públicas

A partir desta quarta-feira (18), os cerca de 70 milhões de correntistas do Banco do Brasil não poderão mais efetuar transações nas mais de 13 mil casas lotéricas do país. Ficam impedidos os serviços de saques, depósitos, pagamentos de boletos ou do próprio INSS, além de extratos ou transferências. O motivo é o encerramento da parceria do BB com a Caixa Econômica Federal, que aconteceu em outubro.

Em nota, o Banco do Brasil, afirmou os que serviços disponibilizados pelas lotéricas serão substituídos pela Rede Mais BB, iniciativa que cadastra comerciantes e os integra à rede do Banco. Cada estabelecimento se torna responsável por facilitar o acesso ao sistema oferecendo serviços básicos que uma agência pode oferecer.

Para Rodrigo Britto, funcionário do BB e diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito da Região Centro Norte - Fetec-CUT/CN, o término da realização de transações bancárias para clientes e usuários do Banco do Brasil nas unidades lotéricas é “um retrocesso”.

"Reestruturações fecharam várias agências em diversos municípios do país, fazendo com que a lotérica fosse o principal, em alguns casos o único, ponto de atendimento para os correntistas do BB”, diz.

Britto citou como exemplo o caso de Santo Antônio do Descoberto, município goiano que faz divisa com o Distrito Federal, que teve sua única agência do Banco do Brasil fechada. “Com o término das transações do BB nas unidades lotéricas várias pessoas, principalmente trabalhadores(as) rurais, terão grande dificuldade para realizarem suas demandas bancárias”, conclui.

O Banco do Brasil afirma que a expansão da Rede Mais BB já está ocorrendo e, em vários municípios. Dos 1.226 municípios contemplados na expansão da Rede, 82% contam com correspondentes substabelecidos ativos ou em processo de ativação. No entanto, o país possui mais de 5 mil municípios. Segundo o Banco, o BB “atua fortemente para que esses municípios tenham os pontos de atendimento da Rede Mais BB ativos antes do encerramento do convênio”, diz a nota.