Arara ‘pega carona’ em ciclista durante trilha em estrada de Campo Limpo de Goiás
Ave foi filmada no capacete da agricultora Sirlene Bessa Guimarães. Segundo biólogo, comportamento é incomum para um animal silvestre

Uma arara pegou carona em uma ciclista durante uma trilha de bike em uma estrada de Campo Limpo de Goiás, a 62 km de Goiânia. Um vídeo mostra a ave no capacete da agricultora Sirlene Bessa Guimarães, de 54 anos, enquanto a atleta pedala (veja acima). Segundo ela, a arara a acompanhou por cerca de 20 km.
O registro foi feito durante um passeio no último domingo (13). A agricultora contou que a arara fica solta pela região e já é bastante conhecida pelos ciclistas, que a apelidaram de Zé Maria. Foi por causa dessa fama da ave que Sirlene decidiu pedalar pelo local.
"Ela fica solta, quando vê um ciclista ela aparece. Ficou com a gente quase uma hora e depois voou para uma mata fechada, onde ela deve morar. É impressionante”, diz.
Zé Maria, além de pegar carona, também “conversou” com os ciclistas. Segundo Sirlene, na hora em que estava indo embora do local, falou com a arara para que ela também "voltasse para a casa" dela, mas a ave só repetia o que a ciclista dizia.
“Eu falei: ‘Zé volta para casa' e ela repetia. Foi maravilhoso, a gente ria o tempo inteiro. Foi muito emocionante. Fiquei encantada. Eu amo animal. Ela é bem mansinha”, conta.
Comportamento incomum
Segundo o biólogo Edson Abrão, a ave é uma arara-canindé. De acordo com o especialista, esse tipo de comportamento não é comum para um animal silvestre.
"Provavelmente essa arara é de alguém que more perto e ela volta sempre para o mesmo lugar", comenta.
Abrão acredita que o animal tenha sido domesticado durante algum período da vida, o que justificaria a interação tão próxima com ciclistas.
Últimas notícias

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió e solicita concurso público para a Polícia Penal

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
