Expedição: cavaleiros saem de SP para conhecer belezas do rio São Francisco
Exploradores devem concluir jornada no próximo domingo, ao chegar na foz
Cinco meses depois de conhecer a pequena nascente que dá origem ao rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a Expedição Velho Chico está próxima de chegar ao final. Os cavaleiros Pedro Luiz Dias de Aguiar, mais conhecido como Pedroca e Sebastião de Assumpção Malheiro Neto - naturais do município de Dourado, interior de São Paulo, chegaram com seus cavalos mangalarga na última terça-feira (09), em Penedo.
No próximo domingo (14), Pedroca que é o mais antigo cavaleiro de longos percursos em atividade no Brasil comemora seus 88 anos ao chegar no encontro do rio com o mar, na foz do Rio da Unidade Nacional.
A dupla faz a expedição acompanhados por mais seis pessoas, equipe que acompanha montada e em veículos, incluindo Jorge Aguiar, que produz documentário sobre a expedição, que certamente irá incluir imagens da histórica Penedo.
Esta, no entanto, não é a primeira passagem de Pedroca pelo município histórico. O explorador esteve no município pela primeira vez em 1993, quando fazia o caminho de volta da Marcha Brasil, que percorreu o país do Sul ao Norte, cavalgada que integra as páginas Livro Mundial de Recordes, o Guinness Book.

“Está sendo muito gratificante porque estou vendo com a cidade cresceu muito, uma mudança para melhor, e o Centro Histórico continua bonito”, afirmou Pedroca Aguiar, recepcionado pela família Mota, na Fazenda Arizona.
O experiente cavaleiro fala ainda dos objetivos da Expedição Velho Chico, exploração acerca dos potenciais e dos problemas do Nilo Brasileiro. São cerca de 40 km a cavalo, por dia.
“A nossa preocupação não é com a quantidade de quilômetros, mas com as informações que a gente vai obtendo ao longo do caminho. No dia 05 de outubro nós saímos da Serra da Canastra e hoje estamos aqui, acompanhando o rio São Francisco, tanto pela margem esquerda, quanto da direita, captando as coisas bonitas e as feias também”, explica Pedroca.
Durante passagem pelo Paço Municipal, os cavaleiros foram apresentados ao Prefeito Ronaldo Lopes que conversou com os visitantes durante a pausa em sua agenda de trabalho.
Últimas notícias
Carreta avança sinal vermelho e provoca acidente na Avenida Fernandes Lima
Vídeo dos bastidores da Mega-Sena da Virada gera dúvidas nas redes sociais
BRT, ônibus modernos e tecnologia: Maceió entra na era da mobilidade inteligente
Jovem fica ferido após ser atingido por brinquedo de parque de diversões em Garanhuns
Polícia Civil investiga triplo homicídio ocorrido na orla do município do Pilar
Pedreiro morre após cair de prédio em construção em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
