Arapiraca terá moderno cadastro territorial e de georreferenciamento
Sistema vai mapear todo o território, com a unificação de dados gerais para fortalecer o planejamento de gestão pública
O prefeito Luciano Barbosa esteve reunido, no fim da tarde desta terça-feira (23), com todos os secretários municipais de governo, para que sejam traçadas estratégias conjuntas de implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM).
A professora de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Cadastro Territorial Multifinalitário, Liane Ramos, também participou da reunião, com o propósito de alinhar todas as diretrizes para que a gestão possa conduzir o crescimento ordenado e planejado do município.
“Esse cadastro com as informações atualizadas do nosso território dará um norte para cada um se apropriar do que já foi construído até agora e planejar os passos futuros de nossa cidade”, frisou o prefeito.
No ano de 2009, no início da segunda gestão de Luciano Barbosa como prefeito de Arapiraca, foi criado o Cadastro Técnico Multifinalitário com o apoio da empresa Engefoto e da professora Liane Ramos, para atualização dos dados de imóveis do município como ferramenta de planejamento para a tomada de decisões visando ao desenvolvimento urbano ordenado.
“Arapiraca cresceu muito nesses anos, mas é preciso acompanhar esse crescimento com informações atualizadas de cada segmento. O gestor público deve conhecer amplamente o seu território para dispor das ferramentas necessárias na atualização do plano diretor e de mobilidade urbana, com a tomada de decisões de acordo com as prioridades que a população e o governo desejam para a cidade”, observou Liane Ramos.
A professora de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) parabenizou, mais uma vez, a iniciativa do prefeito Luciano Barbosa, afirmando que o cadastro multifinalitário fornecerá dados cadastrais que retratem a realidade do município, com o propósito maior de subsidiar os diagnósticos necessários por meio de mapas, geoserviços e legislação específica para o processo de planejamento da cidade.
“Essa nova cartografia permitirá a atualização das áreas construídas e outros espaços que poderão ser aproveitados para uma gestão cada vez mais eficiente do território, com soluções tecnológicas inovadoras na busca de uma cidade melhor para todos”, completou a especialista.

Últimas notícias
Homem é preso com dez tabletes de maconha no Village Campestre, em Maceió
Corpo com marcas de tiros é encontrado ao lado de motocicleta no Centro de Coqueiro Seco
Suspeito é preso com quase 200g de maconha durante operação do Choque na Vila Brejal
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
