Saúde

Ufal Arapiraca fará testagem e diagnostico de covid-19 da população de Penedo

A Vice-reitora Eliane Cavalcanti se reuniu com o prefeito de Penedo para discutir o planejamento

Por 7Segundos com Assessoria 28/05/2021 10h10 - Atualizado em 28/05/2021 10h10
Ufal Arapiraca fará testagem e diagnostico de covid-19 da população de Penedo
Vice-reitora Eliane Cavalcanti em reunião com o prefeito Ronaldo Lopes - Foto: Assessoria

Com crescente número de contaminados pela covid-19, a Universidade Federal de Alagoas tem buscado ampliar as testagens e os diagnósticos da população dos municípios, serviço este prestado pelo Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (Labmeg) do Campus Arapiraca. Em reunião realizada nesta quinta-feira (27), a vice-reitora Eliane Cavalcanti fechou mais uma parceria, desta vez com a Prefeitura de Penedo.

Acompanhada pela professora do Campus Arapiraca, Carol Fireman, e do técnico Abel Neto, a vice-reitora se reuniu com o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, e com o secretário de Saúde, Guilherme Ressurreição Lopes. O resultado é que a população penedense também será testada para detectar a contaminação pelo coronavírus. “Nos reunimos com o prefeito, falamos das testagens que estamos realizando e da parceria que já existe entre o município e a Universidade. Ressaltamos que, neste momento, é fundamental que essa parceria seja cada vez mais fortalecida, considerando que estamos tendo um aumento no número de casos e aumento no número de ocupações de leitos hospitalares”, destacou Eliane Cavalcanti.

De acordo com a vice-reitora, o prefeito Ronaldo aceitou, de imediato, firmar essa cooperação com a Unidade de Testagem da Ufal em Arapiraca. “Inicialmente, já a partir da próxima semana, vamos realizar 150 RT-PCRs para a população penedense. De início vamos fazer esse total de testes, enquanto o município adquire os insumos. A partir da chegada desse material vamos dar os laudos dos testes”

Na próxima semana, a agenda será com as prefeituras de Palmeira dos Índios e de Delmiro Gouveia