Max Beltrão defende proposta para que isentos de taxa no Enem 2020 possam ter a isenção em 2021
O projeto visa garantir que os alunos que pediram a isenção da taxa e não compareceram devido à pandemia, possam ter o benefício de isenção em 2021

O deputado federal Marx Beltrão é um dos autores do Projeto de Lei (PL) 1967/21. A proposta, já em tramitação na Câmara, garante que os candidatos isentos do pagamento de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, mas que não compareceram na prova devido à pandemia da Covid-19, possam ter novamente o benefício da isenção em 2021. O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem se encerrou na última sexta-feira (28), mas o edital do Exame neste ano não previa isentar do pagamento quem faltou à prova em 2020 devido ao medo ao risco de se aglomeração e contaminação com o novo coronavírus.
“Sabemos que a isenção do pagamento da taxa do Enem já existe para determinados candidatos oriundos da rede pública ou carentes, por exemplo, segundo o próprio edital do Exame. Contudo o edital do Enem de 2021 foi muito claro: quem teve isenção em 2020, mas faltou à prova, teria que justificar a sua ausência para conseguir o benefício em 2021. E aí está o problema e a grande falha que nosso PL quer corrigir. Entre as justificativas aceitas, não há nenhuma que dê conta da realidade de que muitos faltaram com receio de aglomerações e com medo, bastante justificável, de contrair Covid-19. Este Projeto busca garantir este direito e fazer justiça a estes candidatos”, afirmou Marx Beltrão nesta segunda-feira (31).
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação central para a educação brasileira. Além de avaliar, para os alunos e para os sistemas de ensino, o desempenho dos estudantes ao longo do ensino médio, é também elemento utilizado nas seleções de acesso à educação superior, em especial para os cursos de graduação das universidades federais. No entanto, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus e em virtude do receio de grande parte dos estudantes da aglomeração decorrente, o Enem 2020, que contou com 5,5 milhões de inscritos, registrou que mais de metade dos candidatos não foi fazer a prova. Foram mais de 2,8 milhões de inscritos que não compareceram no ano passado.
Para solicitar nova isenção em 2021, quem foi isento de taxa em 2020 e faltou ao local da avaliação teria que apresentar justificativa com base em motivos para o não comparecimento como caso de assalto ou roubo, acidente de trânsito, morte de familiar, maternidade ou paternidade, prisão, emergência médica ou odontológica ou trabalho, entre outras. Nenhuma das justificativas para a falta entre as aceitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), organizador nacional do Enem, citava o caso de necessidade de não aglomeração por conta da Covid-19.
Agora, com o Projeto de Lei 1967/21, fica estabelecido por meio de legislação própria que o direito à isenção na taxa de inscrição do Enem é universal a quem esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; ou a quem tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio; ou, ainda, a quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) na condição de membro de unidade familiar.
Veja também
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
