Sertão

[Vídeo] Renan Filho inaugura sistema de abastecimento de água em comunidade quilombola de Monteirópolis

Cerca de 200 famílias do povoado Paus Pretos, em Monteirópolis, passam a ter acesso à água encanada a partir desta segunda-feira (14)

Por Sete Segundos 14/06/2021 18h06 - Atualizado em 14/06/2021 18h06
[Vídeo] Renan Filho inaugura sistema de abastecimento de água em comunidade quilombola de Monteirópolis
Moradora comemora a chegada da água em Paus Pretos, comunidade quilombola de Monteirópolis - Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

O governador de Alagoas, Renan Filho, foi até ao sertão alagoano nesta segunda-feira (14) para inaugurar o sistema de abastecimento de água da comunidade Paus Pretos, zona rural de Monteirópolis, região da Bacia Leiteira alagoana. A chegada da água encanada vai beneficiar cerca de 200 famílias do povoado Paus Pretos que até então só tinham acesso à água potável através de caminhões pipa.

“Nada é mais importante para essa comunidade do que a chegada da água, certamente, porque água é o insumo mais básico para a vida do cidadão, ainda mais, na pandemia, quando porque as pessoas precisam garantir a higiene pessoal para a não proliferação do coronavírus”, destacou o governador.

Governador Renan Filho com o prefeito de Monteirópolis, Mailson Mendonça ao lado de um morador durante inauguração do sistema de abastecimento de água em Paus Pretos. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos   

Acompanharam o governador na solenidade o secretário estadual de Infraestrutura, Maurício Quintela, diretores da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas), o deputado federal Sérgio Toledo, o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, os deputados estaduais Inácio Loiola e Paulo Dantas, a secretária estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Fabiana Pessoa, o prefeito de Monteirópolis, Mailson Mendonça, o vice-prefeito de Monteirópolis, Adeildo Medeiros, vereadores e a população em geral.

“Chegar água aqui no sertão e nos Paus Pretos é muito bom, a água traz muita felicidade pra gente porque quando a seca aperta a gente passa muita dificuldade aqui”, disse seu Manoel da Silva, morador da região.

Inauguração do sistema de abastecimento de água em Paus pretos, comunidade quilombola de Monteirópolis. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Os diretores da Casal presentes na solenidade disseram que o abastecimento de água na comunidade Paus Pretos só é possível graças à recuperação do sistema coletivo da bacia leiteira, que está se reestruturando. “Isso aqui não começou agora, isso aqui começou lá trás quando a gente fortaleceu a oferta de água na adutora da bacia leiteira lá em Pão de Açúcar”, disse o Vice-Presidente de Gestão Corporativa da Casal, Victor Vigolvino.

O prefeito de Monteirópolis, Mailson Mendonça, lembrou que a emenda parlamentar que permitiu o investimento para levar água encanada até à comunidade quilombola Paus Pretos foi feita pelo então deputado Maurício Quintela, hoje secretário estadual de Infraestrutura. “Foi uma luta trazer essa água para cá, precisou muito esforço mesmo e tinha gente que não acreditava nisso, mas está aí, água chegou e a comunidade toda está de parabéns”, disse o prefeito.

O Secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintela, disse que o reservatório que está garantindo água aqui na comunidade quilombola Paus Pretos é fruto do avanço das obras de melhoramento e ampliação da adutora da Bacia Leiteira, que já está com as obras em sua terceira etapa. “Já fizemos a troca das bombas da estação de captação de Pão de Açúcar e isso já garantiu uma melhora muito grande no sistema coletivo inteiro da Bacia Leiteira, cuja obra está chegando em sua etapa final, possibilitando, em breve, estender esse benefício para outras comunidades mais distantes no alto sertão alagoano”, destacou o secretário Maurício Quintela.

Moradores da comunidade quilombola Paus Pretos, em Monteirópolis, comemoram a chegada da água encanada. Foto: Giovani Luiz - 7Segundos

O governador Renan Filho também acompanhou o prefeito de Monteirópolis, Mailson Mendonça, na inauguração de outras obras importantes para a comunidade Paus Pretos às vésperas do município completar 61 anos de emancipação política, como a construção de uma praça e uma área de lazer para a comunidade, a recuperação da estrutura da Escola de Educação Básica José Clemente e o calçamento de ruas.

Ao lado da Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Fabiana Pessoa, o governador Renan Filho também fez a entrega de cartões do Cria – Programa Criança Alagoana a moradoras da comunidade Paus Pretos. O programa Cria, criado pelo governo de Alagoas, garante o pagamento de R$100,00 mensais para ajudar as mães a terem mais condições de criar os filhos, como um complemento ao Bolsa Família.