Cultura

Orquestra de forró itinerante e lives de quadrilhas marcam festejos juninos em meio à pandemia

As apresentações são a contrapartida dos grupos com relação a lei Aldir Blanc

Por 7Segundos 20/06/2021 12h12
Orquestra de forró itinerante e lives de quadrilhas marcam festejos juninos em meio à pandemia
Orquestra Vulcão fará show itinerante de forró pelas ruas do Carrasco - Foto: Reprodução

Junho é, sem dúvida, o mês mais importante do calendário nordestino. Infelizmente, pela segunda vez, as tradicionais festas juninas não poderão acontecer, devido a pandemia de coronavírus, que tem registrado índices preocupantes, principalmente nos casos de ocupação de leitos hospitalares.

Entretanto, quem pensava que as festividades ficariam apenas na lembrança, se enganou. Apesar de aglomeração estar proibida, alguns produtores culturais estão se adaptando para levar a emoção junina para suas respectivas comunidades.

É o caso da Orquestra Vulcão, que tradicionalmente animam os carnavais com seu frevo. Neste São João, o grupo vai realizar duas apresentações itinerantes pelas ruas do Povoado Carrasco, localizado na zona rural de Arapiraca.

De acordo com o produtor da Orquestra Vulcão, o percussionista Maxsuel José, as apresentações acontecerão nos dias 26 e 28 de junho, e a orquestra percorrerá as ruas da comunidade, levando forró para a porta dos moradores.

"Nós vamos começar nosso cortejo de forró às 18h em frente a Igreja de Santa Luzia. Nosso percurso passará pelos principais pontos do Carrasco, como a Unidade Básica de Saúde e a Escola Manoel João da Silva", disse ele.

A Orquestra Vulcão é uma tradicional banda arapiraquense, que atualmente está sob o comando do maestro Anderson Thiago. Para mais informações sobre a apresentação itinerante, é só seguir a orquestra nas redes sociais: @vulcaoorquestraofc.

Live Junina

Neste São João também terá quadrilha junina se apresentando em Arapiraca, mas, infelizmente sem plateia. A Prefeitura de Arapiraca e a Liga Arapiraquense de Quadrilhas Juninas realizarão uma live no próximo dia 27 de junho.

As quadrilhas que vão participar da live, que será transmitida através do Canal do Youtube da Prefeitura de Arapiraca, são: Tradição Junina, Canarraiá, Renascer do Sertão e Dona Ciça.

As juninas foram selecionadas na Lei Aldir Blanc e as apresentações são a contrapartida para o recebimento dos recursos referentes à legislação de incentivo cultural.