Arapiraca

Comunidades rurais vão receber poços artesianos através de parceira com a Semarh e Prefeitura

Vereadora dra. Fany conseguiu a perfuração de poços no Carrasco e Vila Aparecida

Por 7Segundos com assessoria 25/06/2021 15h03 - Atualizado em 25/06/2021 16h04
Comunidades rurais vão receber poços artesianos através de parceira com a Semarh e Prefeitura
Vereadora Dra.Fany na comunidade Carrasco - Foto: Assessoria

Água é um bem essencial para a vida e a falta dela provoca impactos econômicos e sociais que podem prejudicar milhares de famílias. Apesar da grande maioria da população ter o líquido frequentemente disponível nas torneiras, há comunidades em que essa realidade não é tão frequente assim.

Na comunidade quilombola Carrasco, por exemplo, somente uma parcela dos moradores tem esse privilégio de ter a água nas torneiras. A mesma situação é vivenciada por famílias da Vila Aparecida, também localizada na zona rural de Arapiraca.

Preocupada com as famílias mais carentes de Arapiraca, a vereadora Fany Gabriela (MDB) mais conhecida como Dra. Fany ,buscou  parcerias com os governos estadual e municipal para minimizar a crônica falta de água na região.

Nesta quinta-feira (24), a vereadora ao lado do Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Pedro Lucas, visitou várias comunidades rurais que vivem essa difícil realidade da escassez de água.

“Esta semana estive com o secretário Fernando Pereira em Maceió e fui muito bem recebida por ele e sua equipe. Agora, Pedro Lucas veio a Arapiraca para conversar com os moradores e ver de perto as dificuldades que eles vivem sem ter água nas torneiras e nos reservatórios”, relatou a vereadora.

Dra. Fany informou que duas comunidades, a do Carrasco e da Vila Aparecida, já tiveram a instalação de poços artesianos garantidos pela Semarh e a contrapartida também foi assegurada pelo prefeito Luciano Barbosa.

Ao lado do representante da Semarh, a vereadora conversou com os proprietários das terras que já autorizaram a escavação dos poços nessas propriedades.

“A Semarh vai enviar um geólogo nessas duas comunidades para avaliar o potencial hídrico do local e assim que tiver uma avaliação positiva vamos iniciar a perfuração dos poços”, informou Pedro Lucas.

A vereadora ressaltou a parceria entre os órgãos que resultou em benefício para a população.

“Quero agradecer ao Secretário Fernando Pereira e ao prefeito Luciano Barbosa por ter atendido as nossas reivindicações. Brevemente essas comunidades vão ter uma melhor qualidade de vida com água disponível o ano inteiro”, comemorou a vereadora.


Outras comunidades

A vereadora Fany Gabriela também visitou a comunidade Rio dos Bichos e Gruta D'água onde o problema da falta de água é recorrente.

Dra Fany afirmou que há muitas demandas e o município sozinho não tem condições de atender toda essa população desabastecida de água.

“A maioria das famílias dessas comunidades não tem condições de pagar R$ 200,00 a R$ 250,00 em um carro pipa para abastecer a residência. Temos que unir forças para ajudar a essas famílias”, finalizou.