Prefeitura de Arapiraca vai lançar projeto pioneiro para atenção à saúde da mulher
O projeto prevê a capacitação de enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca

Um projeto pioneiro em saúde reprodutiva e planejamento familiar será adotado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca (PMA), em parceria com os conselhos Federal de Enfermagem (Cofen) e Regional de Enfermagem (Coren/AL), em atenção à saúde da mulher.
O projeto inclui capacitação de enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS) no município para ampliar as ações em saúde reprodutiva e planejamento familiar humanizado, na consulta ginecológica e no uso do método contraceptivo por meio do dispositivo ultra-uterino (DIU).
A proposta foi consolidada em uma reunião, na noite dessa quarta-feira (7), do prefeito Luciano Barbosa com representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daniel Menezes e Danyelly Costa, e do presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL), Renné Costa.
O conselheiro do Coren/AL, Diego Albuquerque, a enfermeira maria Luíza Bezerra e a superintendente municipal de Atenção à Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa também participaram do encontro.

O prefeito Luciano Barbosa disse que a gestão está de portas abertas para projetos que visem à melhoria da qualidade de vida da população.
“Arapiraca é uma referência no Sistema Único de Saúde (SUS), com uma forte cobertura na atenção básica. Esse trabalho é muito importante para qualificar ainda mais os nossos enfermeiros e enfermeiras para o planejamento familiar e um atendimento eficaz nas ações preventivas e os cuidados com as mulheres”, completou o prefeito.
Referência
A conselheira federal Danyelly Costa revelou que o município de Arapiraca foi escolhido por conta da forte cobertura na atenção básica em saúde e pelo compromisso da gestão municipal em qualificar cada vez mais os profissionais no atendimento à população, sobretudo às mulheres.
Já o presidente do Coren/AL, Renné Costa, destacou a parceria entre as duas instituições com a Prefeitura de Arapiraca, revelando que o Ministério da Saúde (MS) incentiva o cuidado da saúde reprodutiva e, segundo ele, o parecer do Cofen ratifica que o enfermeiro pode inserir o DIU em mulheres, desde que o profissional seja qualificado para o procedimento.
A enfermeira Maria Luíza Bezerra, da rede municipal de saúde de Arapiraca, tem se destacado em Alagoas na consulta de enfermagem em saúde sexual e reprodutiva em nível de Atenção Básica, com ênfase na inserção do DIU.
Últimas notícias

São Sebastião integra programa “Alagoas Sem Fome na Infância” e reforça compromisso com a primeira infância

Alagoas lidera redução da insegurança alimentar e conquista destaque no Prêmio Brasil Sem Fome

Vídeo mostra homem se masturbando dentro de van em Arapiraca

Operação contra furto de cabos resulta em seis prisões em cinco municípios de Alagoas

Hospital de Emergência do Agreste promove ação de prevenção ao câncer de mama

Gominho é internado em hospital e desabafa: "Não faz sentido"
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
